Publicidade

Olá queridos(as)! No artigo passado começamos a fazer uma reflexão a partir de uma ferramenta de coaching chamada Roda da Vida, que auxilia no processo de estabelecimento e análise das metas que construímos para 2019. Estou ensinando o passo-a-passo, explicando cada área da vida e o que elas representam para que você possa dar uma nota. Já falamos sobre três áreas: saúde, família e relacionamentos. Se você não acompanhou o artigo anterior, acesse por aqui que ainda dá tempo de fazer!

Vamos falar sobre a Espiritualidade, o que ela significa para você? Essa conexão ou falta de conexão com algo maior, com algo que te conecte consigo mesmo(a), com seu interior. Pode estar associada ou não à religião com a qual você se identifica ou frequenta, diz dos valores espirituais que reconhece em você, o quanto eles interferem nas suas ações e na sua vida. O quanto você se dedica a desenvolver esse lado espiritual e intuitivo e o quanto você está satisfeito(a) com ele? Dê uma nota de 0 a 10 e marque na sua Roda da Vida.

Publicidade

Agora vamos olhar para a Vida Social, o que significa isso para você? Como estão seus contatos sociais, a qualidade e a quantidade dos seus vínculos afetivos com amigos e familiares, seus contatos profissionais, networking? Você sai com frequência para assistir a eventos culturais, ir ao cinema, teatro, shows, conhecer novos lugares? O quanto isso é importante para você? Conforme seu perfil, se for mais ou menos extrovertido, essa parte pode ter um grau de importância diferente e vale a pena considerar isso para chegar na pontuação correspondente.

O próximo setor é o Desenvolvimento Intelectual, que trata do fluxo de aprendizagem, autoconhecimento e conhecimentos de diferentes temas, a disponibilidade para aprender coisas novas e aprofundar no que já conhece, por meio de vários recursos como músicas, filmes, cursos, leituras, entre outros. Diz da constante atualização na atuação profissional, no investimento em desenvolvimento pessoal e humano e na motivação interna para ampliar e desenvolver novas inteligências. Também engloba o nível de cultura e informações, se considera conectado com o que acontece no mundo?

Sobre os Recursos Financeiros, é necessário compreender o que significa riqueza e dinheiro, como você se relaciona com o dinheiro, se está satisfeito com a quantidade de dinheiro que tem feito ultimamente e durante a sua história de vida. Você se identifica mais com a escassez ou com a prosperidade? Na maior parte do tempo reclama sobre a falta de dinheiro ou procura estudar formas de investimento financeiro? Consegue controlar bem os gastos e se planeja para conquistar os bens que deseja ou não consegue sair das dívidas? O sentimento que prevalece quando pensa na sua vida financeira é gratidão ou medo da falta e raiva por não ter o dinheiro que gostaria?

Numa perspectiva coletiva podemos apreciar também a Contribuição Social, que se refere ao apoio à sociedade, aos hábitos de preservação ambiental, às práticas de cidadania e ao impacto que suas ações provocam nos outros e no meio em que vive. Quanto que sua profissão e suas ações ajudam significativamente as pessoas a seu redor? Essa compreensão ajuda a dar sentido para a vida, entender nossa importância para vida de outras pessoas, desenvolver o senso de humanidade e nossa noção de valorização pessoal, componente muito relevante da autoestima.

Diversão e lazer é outra parte da vida, muitas vezes negligenciada, que reflete como você se diverte, o que você faz que te revigora, que realmente te faz se sentir bem, traz energia no seu dia e te deixa alegre, leve e feliz. É super importante incluir momentos de descontração e diversão na rotina, para aliviar o estresse e tranquilizar, nos ajudando a nos centrarmos. Nesse sentido, o Equilíbrio Emocional é bastante influenciado pelos momentos de descontração, pelas técnicas de meditação e relaxamento. Aqui o autoconhecimento de como reage às emoções faz muita diferença, assim como lidar com momentos de desgaste emocional e avaliar se consegue ser mais ou menos estável durante seus dias.

Outro segmento é a Realização e Propósito que mede o quanto você se sente realizado(a) e o quanto já conquistou e trilhou no caminho de tudo o que quer alcançar. O quanto você se sente realizado(a) na sua casa e família? E profissionalmente? Dos seus sonhos e metas que colocou para si o quanto já conquistou? Aproveite para relacionar quais são seus sonhos e realizações a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo!

O último nicho é Felicidade e Plenitude, que diz do nível e dos momentos em que você se sente pleno e feliz, o que te deixa pleno e feliz e o quanto você está satisfeito(a) com isso na sua vida hoje.

Agora que já marcou todas as pontuações, olhe para sua Roda da Vida e veja como se sente diante dela e o que ela te diz, note em quais áreas tem as maiores e as menores pontuações e defina qual ou quais áreas você precisa mudar imediatamente. Nesse momento, o que pode te ajudar na escolha é verificar se tem alguma área que se você melhorar vai melhorar as outras.

Definidas as áreas, determine o que de fato você precisa mudar em cada uma e liste de três a cinco tarefas para cada mudança, por exemplo, se escolheu a saúde pode ser que uma mudança seja reduzir o peso e as tarefas podem ser: beber 2 litros de água por dia, ter uma alimentação mais saudável e fazer três atividades físicas por semana. Lembre-se que quanto mais específicas e mensuráveis forem as tarefas, melhor para acompanhar sua realização, assim, ao invés de colocar simplesmente “beber mais água”, é legal definir a quantidade de água.

As mudanças irão se transformar em metas e para isso precisam ser específicas e possíveis de serem realizadas no tempo previsto. No exemplo acima, na mudança de “reduzir o peso”, para ser uma meta, deve-se especificar quantos quilos, em quanto tempo e de que forma as atividades vão alterar sua rotina, para ver sua viabilidade. Assim, programar os horários para beber um copo de água e as atividades físicas a serem feitas, quando e onde vão trazer mais efetividade e maiores chances de serem cumpridas.

E ai, gostou desse exercício? Para aprofundar mais nessas questões, o ideal é ter o acompanhamento de um profissional competente e experiente para te conduzir na construção e avaliação das metas e no processo de realização das mesmas, sejam elas sobre desenvolvimento de habilidades pessoais ou profissionais. Tomar essa decisão já é um grande passo. Como costumo dizer, o tempo que você investe em você vale cada segundo!

*Daphne Rajab Cardia é psicóloga, formada na Universidade Vila Velha, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Consteladora Familiar Sistêmica formada pela Hellinger Schule Brasil, especialista em desenvolvimento pessoal e profissional. Tem como missão de vida ajudar as pessoas a tomar consciência de si mesmas e alcançar a vida plena.