- Publicidade -
16.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Meu animalzinho de estimação precisa de reabilitação? Obesidade, um mal silencioso

- Publicidade -

Quando existe a doença, muitas vezes é necessário o tratamento com o fisioterapeuta e acupunturista veterinário, estas modalidades estão incluídas na reabilitação. Não são tratamentos paliativos, ou seja, tratamentos que só vão ser indicados quando todas as outras alternativas se esgotaram, devem ser tratamentos complementares.

Ortopedistas, neurologistas, nutricionistas e clínicos em geral devem trabalhar juntos com os fisioterapeutas, assim os resultados serão muito mais eficientes e o seu animalzinho terá mais qualidade no tratamento.

- Publicidade -

O centro de reabilitação Gatino Fitness oferece fisioterapia, acupuntura, ortopedia, nutrição e outras modalidades da medicina tradicional chinesa para o tratamento de animais que necessitam de algo mais além de medicamentos. A Gatino Fitness possui ambiente arejado e totalmente projetado para o conforto do seu animal, tudo foi pensado para que os animais tenham uma recuperação com o menor tempo e com mais eficiência.

Os cães e gatos com obesidade entram em um programa específico que inclui exercícios funcionais e nutrição personalizada para a redução do peso. O animal obeso geralmente sofre aos poucos com o processo, ele pode romper ligamentos e sofrer com dor e claudicação (o animal começa a mancar). Doenças metabólicas como lipidose hepática, aumento do colesterol e triglicérides também são comuns em animais obesos.

- Publicidade -
Paciente da raça Golden Retriever pesando 70kg, peso normal para fêmea da mesma raça é de 34 a 40 kg (foto:Gatino Fitness)

Um dos parceiros da Gatino fitness, o Dr Hélio Ferreira Junior, que é idealizador da Clinicão (primeiro hospital veterinário de Poços de Caldas/MG), recomenda e aprova a fisioterapia para seus pacientes que adquirem problemas ortopédicos em consequência da obesidade.

Não adianta só trocar a ração do animal obeso. Exercícios funcionais e com carga adequada e/ou dentro da esteira aquática são fundamentais para o emagrecimento com saúde, além disso a causa da obesidade deve ser investigada. Exames de sangue, como TSH e T4, identificam se o animal possui hipotireoidismo que atrapalha o emagrecimento.

- Publicidade -
Alimentação balanceada sendo oferecida para cão da raça Golden, paciente da Gatino Fitness (foto: Gatino Fitness)

Seu animalzinho de estimação emagrece com saúde na Gatino Fitness.

*Maura Dias é médica veterinária formada pela Puc Minas Poços de Caldas, pós-graduada em Fisioterapia e Acupuntura pela Unip São Paulo, pós-graduanda em Ortopedia e neurologia pelo IBRA-Instituto Brasileiro de Reabilitação Animal e médica veterinária responsável pela Gatino Fitness, primeiro centro de reabilitação do sul de minas. Atua nas áreas de cirurgia geral, nutrição e reabilitação da Clinicão Veterinária Poços de Caldas, com ampla experiência em atendimento de urgência e emergência pelo hospital Clinicão.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!