Publicidade

Para garantir uma viagem tranquila e sem maiores transtornos, alguns cuidados devem ser tomados para que a viagem não acabe antes de começar.

Seu animal deve estar em bom estado de saúde e para constatar isso deve ir a uma consulta com médico veterinário, que vai emitir um atestado de saúde. O animal deve ter no mínimo 8 semanas de vida, com exceção de rotas para os Estados Unidos, nas quais deve ter ao menos 4 meses. Os animais não poderão estar sedados no momento da viagem.

Publicidade

Em voos dentro do Brasil e para os Estados Unidos, você deve apresentar a carteirinha de vacinação antirrábica, recomendada para filhotes com mais de 90 dias de vida. Após a aplicação da 1ª dose, deve-se aguardar 30 dias para o embarque. Se esse período não estiver completo ou se a vacina estiver fora do período de validade, o embarque será negado. Cada companhia aérea tem suas especificações quanto ao tamanho da caixa de transporte e peso.

Em viagens internacionais busque informações sobre exigências específicas de cada país. Em viagens com conexões o tutor deve estar ciente que, mesmo por poucas horas, o animal deve estar com a documentação adequada ao país para que não seja negado o embarque.

Nos casos de viagens domésticas em ônibus, é exigida a carteirinha de vacinação e atestado de saúde. Cada empresa tem regras quanto a embarque ao lado do tutor e algumas não aceitam viagens de animais no bagageiro devido aos riscos à saúde dos animais.

No carro o cuidado deve ser redobrado. Animais soltos no veículo podem causar acidentes, são recomendadas guias com fivela para cinto de segurança e caixa de transporte que também deve ser afivelada ao cinto.

Tome os cuidados e tenha uma boa viagem.

*Maura Dias é médica veterinária formada pela Puc Minas Poços de Caldas, pós-graduada em Fisioterapia e Acupuntura pela Unip São Paulo, pós-graduanda em Ortopedia e neurologia pelo IBRA-Instituto Brasileiro de Reabilitação Animal e médica veterinária responsável pela Gatino Fitness, primeiro centro de reabilitação do sul de minas. Atua nas áreas de cirurgia geral, nutrição e reabilitação da Clinicão Veterinária Poços de Caldas, com ampla experiência em atendimento de urgência e emergência pelo hospital Clinicão.