Publicidade

Um filhote tem algumas necessidades especiais, assim como uma criança. Vacinas, vermifugação, alimentação, enriquecimento ambiental, tipo de caminha e cobertor, etc. Tudo deve ser pensado para que a convivência com o filhote seja mais tranquila e sem surpresas desagradáveis.

A princípio, a vacinação se inicia aos 45 dias de vida. Esta vacina é conhecida como V10, auxilia na prevenção contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus Canino Tipo 2, Coronavírus Canino, Parainfluenza Canina, Parvovírus Canino, Leptospira canicola, Leptospira icterohaemorrhagiae, Leptospira grippotyphosa e Leptospira pomona. O filhote deve receber de 3 a 4 doses a cada 21 dias. Após os 3 primeiros meses de idade, o animal já está pronto para receber a vacinação antirrábica, que pode ser realizada juntamente com a terceira ou quarta dose da V10. Lembrando que o cãozinho não pode ter contato com animais não vacinados e sair na rua antes de terminar o protocolo de vacinação. O animal deve receber reforço anual de ambas as vacinas.

Publicidade

A vermifugação dos filhotes também tem uma grande importância para o crescimento e desenvolvimento do seu animal. Ela auxilia na prevenção de verminoses, que são patologias muito comuns em animais de estimação e requerem muita atenção, pois podem causar complicações severas para o seu pet. Se inicia a partir das 2 primeiras semanas de idade, realizando no mínimo 2 a 3 reforços a cada 15 dias. Após a introdução à vermifugação, os filhotes podem ser vermifugados a cada 3 meses.

Além da vacinação e vermifugação, é necessária uma dieta equilibrada e que atenda às necessidades energéticas do animal. Não se deve deixar ração o dia todo no pote, pois pode estragar devido a salivação e variação de temperatura, podendo causar intoxicação ou até gastroenterites. Por isso, indicamos que a alimentação seja ofertada de 3 a 4 vezes ao dia.

Filhotes, quando são retirados muito novos das mães, tendem a ter problemas comportamentais, por isso a importância da socialização. Quando falamos de socialização quer dizer que são pequenas ações e estímulos que farão o animal se acostumar e entender diversos barulhos, pessoas e animais, tornando o ambiente mais familiar e seguro tanto para o pet como para a família, não desenvolvendo assim um comportamento agressivo. Costumamos indicar o adestramento para ajudar na socialização e ensinar a família a lidar com o filhote, até o tipo de coleira deve ser pensado para evitar fugas e puxões durante os passeios.

Para deixar o seu amigo muito mais confortável e fazer com que ele se sinta em casa, é interessante trabalhar no espaço em que ele frequenta, enriquecendo o ambiente e trazendo bem-estar. Podemos fazer isso com brinquedos que são recreativos, interativos, anti-stress e que façam com que o filhote tenha um passatempo. Alguns exemplos são os brinquedos com dispenser, onde podemos colocar petiscos ou até ração no interior, brinquedos com alta resistência, brinquedos que causam estímulos auditivos e etc. Enriquecimentos ambientais como esses distraem e entretêm animais que passam muito tempo sozinhos ou que são muito agitados, promovendo a prática de atividade física, desenvolvimento comportamental, estimula o pensamento lógico e ainda alivia estresse e ansiedade.

Manter o filhote aquecido e confortável é muito importante. Existem no mercado diversos produtos, mas com tanta variedade é difícil escolher qual será a melhor opção para o seu cão. Uma das dicas é escolher sempre pelo conforto, praticidade e qualidade. Marcas como a Gatino (Instagram: @gatino_petilidades), que é desenvolvida por médicos veterinários, oferecem caminhas, colchonetes e mantas que são projetados sempre baseados no comportamento expressado pelo animal, tendo a preocupação de produzir uma mercadoria com tecido 100% algodão e enchimento de fibra siliconada, que não estimulam processos alérgicos nos cães.

Cães têm que ter cuidados especiais desde filhotes. Para ter um cão saudável a vida toda é necessário conhecer bem as necessidades do animal e ninguém melhor do que o profissional médico veterinário para sanar as dúvidas e orientar toda a família sobre os cuidados que devemos ter.

*Maura Dias é médica veterinária formada pela Puc Minas Poços de Caldas, pós-graduada em Fisioterapia e Acupuntura pela Unip São Paulo, pós-graduanda em Ortopedia e neurologia pelo IBRA-Instituto Brasileiro de Reabilitação Animal e médica veterinária responsável pela Gatino Fitness, primeiro centro de reabilitação do sul de minas. Atua nas áreas de cirurgia geral, nutrição e reabilitação da Clinicão Veterinária Poços de Caldas, com ampla experiência em atendimento de urgência e emergência pelo hospital Clinicão. Giovanna Schiavuzzo é médica veterinária.