Publicidade

No próximo sábado (18) acontece mais um mutirão de cirurgias plásticas, a partir das 8h, em Poços de Caldas. Desta vez, 80 pacientes serão atendidos para correção de pálpebra caída, necessária para os casos em que há diminuição do campo visual.

Além do número de pacientes atendidos em um único dia, outro diferencial deste mutirão é que ele acontecerá simultaneamente em cinco unidades: Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste; Hospital Santa Casa; Hospital Poços de Caldas, Clínica Dr. Victor Adissi e Clínica Dr. Moacyr Nabo.

Cirurgia de correção de pálpebra

Normalmente, o procedimento de correção de pálpebra é feito em pessoas de faixa etária mais elevada ou com volume de pele que gere o desconforto. Os casos atendidos pelo mutirão são encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde e pelo serviço de oftalmologia do município.

Todos os pacientes já fizeram os exames pré-operatórios e farão o pós-operatório, acompanhados pelos cirurgiões de Poços que integram a ação. As cirurgias sem necessidade de internação, com anestesia local e liberação dos pacientes em poucas horas, são resultado da parceria entre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Prefeitura de Poços de Caldas.

Voluntariado

Pelo menos 20 cirurgiões plásticos renomados, sendo seis de Poços (Victor Adissi, Pedro Adissi, Leandro Silva, Regiane Caruso Villas Boas, Eduardo Bachin e Danielle Solia), são voluntários na ação, que visa ampliar o acesso a estes procedimentos por meio do SUS, o Sistema Único de Saúde.

“Desde 2009, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica criou estes mutirões. Nosso esforço é fazer com que o maior número de cidades possam receber este mutirão, favorecendo especialmente a população que está na fila do SUS à espera do atendimento. Temos colegas de Poços, participando mais uma vez, temos colegas vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Itajubá, São Lourenço, Alfenas, Pouso Alegre e de Juiz de Fora, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Teremos neste mutirão as presenças do presidente da Regional Minas, o doutor Alexandre Meia Matos, e do diretor do Programa de Educação Continuada, o doutor José Otávio, ambos também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, explicou o cirurgião plástico Victor Adissi, diretor do Departamento de Ação Social da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

*Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Publicidade