- Publicidade -
19.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Como saber se seu animal de estimação é feliz?

- Publicidade -

Quando falamos de felicidade na verdade estamos nos referindo ao bem-estar do animal, que também quer dizer qualidade de vida.

O ambiente exerce grande influência nos animais, especialmente quando estão em confinamento prolongado e sem espaço suficiente para desenvolver seu comportamento natural.

- Publicidade -

Abaixo, as 5 liberdades que o animal deve ter garantida para uma vida feliz, seja ele de qualquer espécie.

1.Livre de sede, fome e desnutrição, acesso a água fresca e uma dieta para manter a plena saúde e vigor;

- Publicidade -

2.Livre de desconforto, propiciando um ambiente adequado, incluindo abrigo e uma confortável área de descanso;

3.Livre de dor, lesões, doenças e prevenção ou diagnóstico rápido e tratamento;

- Publicidade -

4.Liberdade para expressar comportamento normal, fornecendo espaço suficiente, instalações adequadas e companhia de animais da própria espécie;

5.Livre de medo e de stress, assegurando condições que evitem o sofrimento mental.

Sua casa está pronta para receber um animal de estimação?

Um cão ou um gato precisa de espaço para se locomover com segurança. Pisos lisos em que os animais escorregam, a longo prazo, geram desgaste em joelho e coluna, que são problemas comuns no consultório veterinário e causam dor e desconforto. Colocar tapetes nas áreas de piso muito liso é uma alternativa.

Fotos: arquivo Gatino

Dependendo da quantidade de energia do cão, é necessário o exercício físico para evitar o stress, melhorando o condicionamento físico e evitando o sobrepeso. A Gatino Fitness, que é o primeiro centro de reabilitação do sul de minas, oferece pacotes de condicionamento físico e creche, que são assessorados por um profissional de adestramento e médicos veterinários especializados em fisioterapia veterinária, se o tutor necessita, já que a rotina de vida é corrida e o tutor nem sempre tem tempo de passear com o cão.Falando dos gatos, a famosa saidinha quando o gato tem acesso à rua é um risco, pois ele pode ser atropelado e envenenado. Em casa, costumamos indicar arranhadores para melhorar o ambiente dos felinos. Gatos adoram ficar em locais altos, de onde observam toda a casa.É importantíssimo parar e pensar um pouco antes de adquirir um animal de estimação. Dependendo da espécie, ele irá viver em torno de 20 anos e precisará de espaço e cuidados médicos. Para escolher o tamanho do animal, deve-se levar em conta o tamanho do espaço e a disponibilidade de levar o animal para passear, em caso de cães de grande porte. Visitas no mínimo anuais ao médico veterinário, alimentação de qualidade e socialização dos filhotes são medidas muito importantes.

A felicidade para os animais não é o mesmo conceito que é para o ser humano, uma vida feliz está mais associada ao ambiente favorável e ao tutor responsável e atento às necessidades do animal.

*Maura Dias é médica veterinária formada pela Puc Minas Poços de Caldas, pós-graduada em Fisioterapia e Acupuntura pela Unip São Paulo, pós-graduanda em Ortopedia e neurologia pelo IBRA-Instituto Brasileiro de Reabilitação Animal e médica veterinária responsável pela Gatino Fitness, primeiro centro de reabilitação do sul de minas. Atua nas áreas de cirurgia geral, nutrição e reabilitação da Clinicão Veterinária Poços de Caldas, com ampla experiência em atendimento de urgência e emergência pelo hospital Clinicão.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!