- Publicidade -
16.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Jornalista poços-caldense lança documentário sobre autismo

- Publicidade -

O lançamento do documentário “Singularidades – Um olhar sobre o autismo” já tem data marcada. O anúncio foi feito na terça-feira (2), quando foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O curta será exibido pela primeira vez dia 17 deste mês, no Instituto Moreira Salles, em Poços de Caldas.

O documentário conta a história de quatro famílias de pessoas no espectro autista e apresenta a visão de psicólogos e especialistas no tema sobre o transtorno e os desafios diários.

- Publicidade -
Jornalista entrevistou quatro famílias com pessoas no espectro autista (imagens: divulgação)

Produzido pela jornalista poços-caldense Gabriela Bandeira e pelo cinegrafista Humberto Luiz, o curta tem duração aproximada de 19 minutos e conta com gravações feitas em Poços e São Paulo (SP).

Segundo Gabriela, o objetivo do trabalho é evidenciar as qualidades dos personagens e mostrar a diferença que pode existir entre cada um. “É importante que todos olhem para essas pessoas sob uma nova perspectiva e entendam que, apesar das dificuldades e limitações, todas têm talentos e habilidades singulares. Durante todo o processo, buscamos a individualidade de cada um para retratar isso da melhor maneira possível”, afirma.

- Publicidade -
Famílias são de Poços de Caldas e São Paulo (SP)

O lançamento é parte do ‘Projeto Singularidades’, que conta com livro homônimo lançado em julho de 2017, também da jornalista, e o Portal Singularidades, com informações, colunas e reportagens especiais acerca do universo autista.

O que é autismo?

- Publicidade -

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que ocasiona falhas na comunicação, dificuldades de interação social e padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Vale ressaltar que essas características podem se manifestar isoladamente ou em conjunto.

De acordo com o Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), da Associação Americana de Psiquiatria, existem três graus diferentes de autismo: leve, moderado e severo.

Pais podem perceber os primeiros sinais de autismo antes que a criança complete dois anos de idade e o diagnóstico é feito com ajuda de uma equipe multidisciplinar composta por neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

Embora sua origem ainda seja um mistério, especialistas afirmam que a genética contribui 90% para o autismo.

Serviço

O quê? Lançamento do documentário ‘Singularidades – Um Olhar sobre o Autismo’

Quando? 17 de abril, às 19h30

Onde? Instituto Moreira Salles (Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados – Poços de Caldas)

Quanto? Entrada gratuita

Mais informações:(35) 9.9154-4830

*Com informações da assessoria de imprensa



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!