- Publicidade -
18.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Alta exposição ao sol pode causar câncer ocular, alerta dr. Carlos Aterje

- Publicidade -
Dr. Aterje explica fatores de risco e tratamento para câncer ocular (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Os olhos são pouco abordados quando o assunto é câncer, mas também são suscetíveis aos tumores malignos. Por isso, o Poços Já conversou com o médico oftalmologista Carlos Aterje sobre o tema.

Segundo Aterje, o principal fator de risco é a exposição ao sol, devido aos raios ultravioletas. Além disso, pessoas de pele e olhos claros, de ascendência europeia, também são mais propensas. “Trabalhadores rurais, por exemplo, que ficam diariamente expostos ao sol, têm mais chances de desenvolver tumores na pálpebra, ao redor dos olhos”, explica.

- Publicidade -

Braquiterapia

Quanto ao tratamento, há a possibilidade de retirada do tumor ou de braquiterapia. Essa forma de radioterapia é aplicada diretamente nas áreas atingidas pelos tumores.

Trata-se de uma placa com material radioativo e que pode curar cerca de 90% dos pequenos tumores, com a vantagem de preservar a visão dos pacientes e proteger as áreas adjacentes. Porém, os riscos à visão são maiores à medida que o tumor se aproxima do nervo óptico.

Os tumores podem estar localizados na pálpebra, assim como na conjuntiva, a área branca do olho, e na retina. “Antigamente, o tratamento mais utilizado era a retirada do olho afetado, mas a braquiterapia mudou essa realidade”, comenta Aterje.

Ainda é importante ficar atento à possibilidade de retinoblastoma em recém-nascidos. Esse tumor é extremamente agressivo, mas pode ser descoberto no teste do olhinho, que atualmente é obrigatório. O tratamento também pode ser feito com as placas radioativas.

Sintomas

Sempre que surgirem sintomas na visão, é importante procurar um oftalmologista. Entre os sinais de possível câncer ocular estão o surgimento de manchas no campo de visão, perda de parte do campo visual, crescimento de ponto escuro na íris, alteração no tamanho ou forma da pupila e alteração na forma como o olho se move.

O Centro Oftalmológico Carlos Aterje fica na rua Ceará, 188. Mais informações pelo telefone (35) 3722-2808.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!