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Vender mais, divulgar uma novidade, posicionar sua marca, estar presente na cabeça das pessoas. O que você quer da sua comunicação?

O que você deseja da sua propaganda? Essa é uma pergunta que se deve fazer toda vez que você notar um problema de comunicação ou que for iniciar uma nova campanha.

Uma maneira importante de perceber isso é saber em que momento da vida sua empresa se encontra. Como está sua marca na cabeça do consumidor? Ele já te conhece ou só ouviu falar de você?

Se você sabe seu momento e seu objetivo você consegue definir outros pontos da sua comunicação, como o tom que deve usar em suas propagandas e o planejamento de mídia que deve fazer. Nunca esqueça: um bom jeito de definir isso é olhar o vizinho. Analise seu concorrente. O que ele está fazendo em relação à comunicação? Como ele anda se comunicando? Ele não se comunica? Pronto, aqui você tem sua oportunidade!

São vários os possíveis objetivos:

Estabelecer o conceito de uma empresamanter ou aumentar o número de clientesestabilizar as vendas, girar estoque,aproveitar datas e oportunidades de vendas como Natal ou dia das mães, criar novos mercados e estabilizar os já existentes,fixar hábitos e quebrar preconceitosensinar novos usos do produto e aumentar o consumo per capitareter clientes quando os vendedores mudarem para um concorrente,permitir a manutenção de preço, reduzir gastos de vendas, dentre outras necessidades.

Mas é importante lembrar-se de uma coisa: em uma campanha não cabem todos os objetivos. Caso contrário você pode falar um monte e ninguém te entender, daí você perdeu seu dinheiro.

Fique de olho e saiba o que quer e quando quer!

Abraço, até mais!

*Adinan Nogueira é publicitário, formado pela FAAP, mestre e professor universitário, diretor da Agência Cervantes e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona em Lisboa, Portugal.

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