- Publicidade -
23.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

CENOURA FAZ BEM PRA VISTA? Dr. Aterje esclarece mitos e verdades da visão

- Publicidade -
Dr. Carlos Aterje explica questões que geram dúvidas (foto: Juliano Borges/ Poços Já)

Quando o assunto é visão e saúde dos olhos, muitas vezes as pessoas acabam recorrendo à internet, ou até mesmo àquela dica antiga que era repetida pelos avós. Mas, é preciso atentar para o que é realmente verdade e o que é mito, neste caso o melhor caminho sempre é consultar o médico. Por isso, o Poços Já conversou com o oftalmologista Carlos Ateje, que esclareceu alguns mitos e verdades relacionados à visão.

  • Ler com o texto muito próximo dos olhos ou pouca luz prejudica a visão?

Depende. O esforço visual que a pessoa faz para enxergar causa o que chamamos de astenopia, que é justamente o cansaço visual, aquela sensação de peso na testa e cansaço nos olhos. Isso não vai provocar grau, mas  é importante que a pessoa mantenha uma distância ideal na hora da leitura, que é de 30 a 40 cm. Se você está em um ambiente com pouco luz, vai sofrer com os mesmos sintomas.  Então, na verdade, não prejudica no sentido de provocar doença, mas prejudica no conforto visual.

- Publicidade -
  • O uso de lentes de contato faz estabilizar o grau da miopia?

Mito. O correto é o paciente ter consultas periódicas pra acompanhar. O uso excessivo de computador e celular pode provocar o aumento de grau em quem tem miopia, mas a lente não paralisa o grau, nem os óculos e nem a cirurgia. Mesmo após ser operada, a pessoa pode desenvolver mais grau.

  • Lentes de contato oferecem melhor visão que os  óculos?

Depende do caso. No  caso do ceratocone a pessoa não enxerga nada de óculos, e de lente de contato enxerga perfeitamente. Agora, se for um grau só de miopia, de hipermetropia, a visão vai ser igual.  Só quando a pessoa tem mais de quatro graus de hipermetropia, miopia ou astigmatismo, com a lente ela vai enxergar melhor, porque os óculos são como se estivesse usando  um binóculo, quando sai do eixo central das lentes dos óculos não tem visão tão boa.

  • Olhos claros são mais sensíveis a luz?

Verdade. O olho claro tem menos pigmento na íris, tem menos melanina, deixa entrar mais luz e acaba desenvolvendo um pouco mais de fotofobia, que é o desconforto com claridade excessiva.

  • Olhar diretamente  para o sol pode causar cegueira?

Verdade. Olhar diretamente para o o sol pode fazer com que o raio ultravioleta queime  a mácula, que é a região central do olho, a região que enxerga os detalhes, dá definição. Então sim, o raio ultravioleta pode provocar degeneração macular com o tempo.

  • Colírios podem ser usados sem recomendação médica?

Mito. Colírio é um medicamento e  não deve ser usado nenhum colírio sem receita médica.  Existem vários tipos, tem colírio para pressão alta, tem anti-inflamatório, existe colírio antibiótico, lubrificante, antialérgico. Então tem que ter indicação médica, não deve ser usado deliberadamente.

  • Cenoura faz bem para a visão?

Verdade. Faz porque a cenoura tem vitamina e a vitamina A está envolvida no processo de formação da imagem na retina, mas não quer dizer que comer cenoura vai fazer a pessoa enxergar mais. O fato é que nossos olhos precisam de vitamina A, então comer alimentos que contenham vitamina A faz bem para a saúde dos olhos.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!