- Publicidade -
16.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

MANÍ | Consultoria dá dicas de como cumprir metas em 2019

- Publicidade -

O fim do ano traz com ele reflexões, tanto para pessoas quanto para empresas. É aquele período em que todos param para fazer um balanço e planejar o período seguinte. Nesta hora é possível analisar o que de certo ou errado foi feito e traçar metas realizáveis a curto, médio e longo prazo. Para ajudar aqueles que querem começar um novo ano mais organizado e bem planejado, a Maní Consultoria de Desenvolvimento Humano traz algumas dicas.

Avaliação

- Publicidade -

A primeira delas é realizar uma avaliação. É essencial que cada empresa, seja micro, média ou grande, realize um processo de autocrítica e olhe para a organização como um todo no que diz respeito a recursos, processos, relações entre a equipe, relações com os clientes e também o cumprimento dos objetivos e do propósito organizacional. “Esse resumo, o levantamento dessas informações, é essencial. Muitas empresas não fazem e acabam travando as possibilidades de desenvolvimento para o próximo ano”, comenta o administrador de empresas e especialista em gestão de pessoas e desenvolvimento humano Gustavo Bonafé.

Ainda de acordo com Bonafé, além desse período de reflexão e de leitura de dados, existem várias técnicas e metodologias que podem ser utilizadas, desde reunir a equipe para um bate-papo sobre o assunto, ou até mesmo contratar um facilitador que possa cuidar de todo o processo, utilizando dinâmicas de conversa de forma criativa, para que a organização comece a vislumbrar um planejamento para o próximo ano. “Existe uma grande dificuldade em se conseguir executar aquilo que se almeja. Nesse aspecto, há duas dicas principais. A primeira é a definição das metas, pois muitas vezes o empreendedor coloca metas muito complicadas de serem atingidas. O segundo ponto é tornar o planejamento vivo, criar encontros com a equipe para fazer o controle ao longo do tempo e fazer ajustes de rota, se necessário”, explica.

- Publicidade -

M.A.R.T.E

Para o consultor, quando o assunto é traçar metas, um método bastante utilizado e eficaz é o M.A.R.T.E. Seguindo os cinco passos da sigla, fica bem mais fácil conseguir alcançar os objetivos.

- Publicidade -

Mensurável

Uma meta precisa ser mensurável. Isso quer dizer que o empreendedor ou a empreendedora precisam conseguir medir o resultado que querem atingir.

Alcançável

Esse ponto é no sentido de que seja possível atingir aquela meta efetivamente e que não esteja dando passo maior que a perna.

Relevante

A meta que ser quer atingir precisa ser importante, precisa ter uma conexão com o propósito, a missão e a visão da organização.

Temporal

Outro ponto importante da sigla é que ela precisa ser temporal, ou seja, precisa ter um prazo especifico para ser atendida, com começo, meio e fim.

Específica

Por último e não menos importante, a meta tem que ser especificamente definida, com um propósito claro, e ser direcionada para determinado departamento/equipe.

2019

Quem se perdeu no meio do caminho em 2018 e não conseguiu seguir metas, ou sequer estabeleceu efetivamente seus objetivos, mas deseja ter um 2019 mais organizado e com metas atingidas, precisa, de acordo com o consultor, mudar a forma como construiu esse planejamento. Os motivos para que não se consiga atingir os objetivos podem ser vários, entre eles estão os erros de mensuração. Caso a organização se desafie demais e fica muito longe de onde quer chegar, o objetivo acaba se perdendo no meio do caminho. Outro problema apontado por Bonafé é a desmotivação e a falta de engajamento da equipe.

“Às vezes o planejamento fica restrito a algumas pessoas da organização, mas na prática uma série de informações que deveriam ter sido consideradas não foram. Assim, logo a equipe perde a motivação e a empresa não  atinge os seus resultados. Então, o mais importante do planejamento é envolver, se não todas, pelo menos mais pessoas-chave na construção desse processo, porque ele tem que fazer sentido. Se não fizer sentido para a equipe, ele vai ser só um documento de enfeite dentro da organização”. E acrescenta: “Dá para ter um 2019 melhor planejado, é uma questão de decisão clara da organização e uma disciplina que vai se construindo ao longo do tempo.”

Contato

A Maní fica na rua dos Inconfidentes, 76, bairro João Pinheiro, em Poços de Caldas. Mais informações pelo telefone (35) 9 9207-7502, ou pelo site, neste link.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!