- Publicidade -
18.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Apaguei

- Publicidade -

As nossas comemorações íntimas talvez sejam as melhores, as mais importantes, e nem por isso a gente veste a melhor roupa, convida todos os amigos, como se nos vangloriarmos de nossas conquistas fosse uma coisa querendo confete. A gente precisa dar purpurina a tudo que exigiu de nós, o melhor de nós. O resto a gente faz com o pé nas costas, faz todo dia.

Tenho vivenciado um desses momentos e, para não ser contraditório ao que acabo de mencionar, jogo essa minha vitória no ventilador. For everybody! Comemoro 450 dias sem colocar um cigarro na boca. Somando o tempo que fumei escondido com o escancarado, passa dos 35 anos! De repente, por motivos outros, isso deixou de existir em mim. De uma hora para outra. Nada contra quem recorre a adesivos com nicotina, aos Zybans da vida para suportar a provação, aos florais de Bach. Tudo é válido na luta, mas, resolvi peitar na raça e estou evoluindo. Não arrisco dizer que deixei de fumar. Prefiro dizer que estou sem fumar! Acho que nem sei mais segurar um cigarro.

- Publicidade -

Muitos se dirigem a mim com aquele tom na voz de quem descobriu o paraíso: “a vida muda completamente”. A minha não mudou nada. Não com essa conotação celestial que alguns têm na voz ao falar do parar de fumar. Ganhei peso, tenho súbitas, intensas e passageiras vontades de fumar, tenho sonhos nos quais estou fumando, mas também percebo melhorias na voz, no olfato, e principalmente, crucialmente, nesse prazer sem igual de jogarmos florirmos em nossas vitórias. Vamos colecionando tantas decepções, vacilos, fraquejadas ao longo da vida, que precisamos enaltecer nossas vitórias, sim! E deixar o cigarro de lado é o meu momento de estufar o peito e, sem aquele tom chato de ex-fumante sem pecados que tenta catequizar os rebeldes, posso afirmar duas coisas: é muito menos difícil do que se imagina e a vida ganha muitas cores sem ele.

*Pedro Bertozzi é radialista, apresentador de TV e músico

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!