Publicidade

Manchinha, um cão de rua, morreu após ser ferido por um segurança de uma grande rede de supermercados. Imagens e vídeos mostram o animal sendo agredido e isso sensibilizou a população brasileira. Houve uma grande comoção nas redes sociais e o supermercado fechou no último sábado devido às manifestações populares.

Maltratar os animais é crime. O funcionário foi indiciado pelo artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais, por praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Se condenado, o agressor pode receber pena de detenção de três meses a um ano, além da multa.

Publicidade

A rede de supermercados afirmou que adotará anualmente o “Pet Day”, em todo 28 de novembro, data da morte do animal. A empresa apoiará com recursos entidades de acolhimento e defesa animal. O caso gerou revolta e deixou marcas na imagem da empresa.

Em Poços de Caldas, temos o COMVIDA – Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Valorização da Vida Animal. Neste conselho, estão representantes de ONGs, Médicos Veterinários e da Polícia Militar.

Para denunciar, é importante que tenha fotos ou vídeos e ligue para o 190. Para denúncia anônima, temos o 181.

O importante é saber que, para que a denúncia seja realmente registrada, quanto mais provas, melhor.

*Aline Ambrogi é Médica Veterinária e membro do COMVIDA