Publicidade

Uma das questões que mais nos chamam atenção, ao receber clientes que desejam empreender, é a visão de que se não existe na cidade um negócio ele passa automaticamente a ser uma oportunidade inexplorada. O que você pensa sobre isto?

Fato é que sim, esta é uma possibilidade. Mas existe uma outra possibilidade que não pode ser ignorada: a do negócio, ou o produto, ou o serviço não existir ainda simplesmente porque ele é inviável naquele contexto!

Publicidade

A dica aqui é a de sempre: não confiar nos “achismos”, eles são seu maior inimigo ao empreender. Busque refletir antes de agir, questione por que quem atua no segmento ainda não investiu no modelo que você pensa. Há uma grande chance de você descobrir algo que não estava enxergando.

Agora, se mesmo assim o negócio se mostrar viável, siga em frente. Com cuidado, claro!

*Rubens Massa é fundador do Grupo Solve de Desenvolvimento Empresarial, coordenador do curso de administração 4.0 da Unifenas em Poços de Caldas e coordenador adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV/EA.ESP; Erich Schultz é empresário, empreendedor em série, designer de negócios e co-fundador do Grupo Solve com sede em Poços, São Paulo e professor do programa Impulso FGV.