- Publicidade -
20.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Leitura obrigatória para todo empreendedor: Effectuation

- Publicidade -

Caros leitores, o tema de hoje é o Effectuation. Para tal, estamos compartilhando com vocês uma introdução à lógica dos negócios do século XXI. Vamos lá!

A pesquisadora Sarah Sarasvathy, da Universidade de Washington, em seu aclamado artigo What makes entrepreneurs entrepreneurial (1997), percorreu 17 estados dos Estados Unidos buscando mapear as características, hábitos e comportamentos de empreendedores de sucesso da revista Forbes, tentando descobrir se havia um “raciocínio empreendedor” comum que pudesse ser aplicado através do espaço, tempo ou tecnologia.

- Publicidade -

Curiosamente, descobriu que, em momento algum, os seus entrevistados utilizaram o processo causal tradicional para fazer suas escolhas e formular seus negócios. Por outro lado, conseguiu encontrar padrões de raciocínio e ação que ela chamou de effectuation, termo que denota o oposto de causal, o processo empreendedor tradicional supracitado.

O effectuation caracteriza-se por não estabelecer objetivos pré-determinados, mas aproveitar-se de eventos contingenciais, que vão acontecendo ao longo do caminho do empreendedor, provindos da sua imaginação, de suas aspirações e também das pessoas com a qual ele interage, utilizando-se necessariamente do pensamento criativo.

- Publicidade -

De acordo com sua pesquisa, os empreendedores preferem esta lógica quando se trata de novas iniciativas.

Para ilustrar o conceito, a autora utiliza-se da metáfora da preparação de um jantar. Sob a ótica causal, a primeira coisa a se fazer é escolher o menu e, posteriormente, sair a campo para comprar os ingredientes e, somente então, utiliza-se da cozinha para a preparação.

- Advertisement -

Sob a ótica do effectuation, para o mesmo evento, a preparação do jantar, o cozinheiro procura e utiliza os ingredientes que tem em mãos para então decidir qual será o cardápio e posteriormente prepará-lo.

De acordo com sua pesquisa, os empreendedores que utilizam do effectuation começam o processo empreendedor com três questões principais: (i) Quem eles são – seus traços, gostos e habilidades; ii) o que eles sabem – sua educação, treinamento, expertise e experiência; iii) quem eles conhecem – sua rede de contatos social e profissional.

Com isto começam a imaginar possíveis efeitos que possam criar utilizando os recursos que tem em mãos, sem utilizar planos formais ou escritos.

Ao contrário da lógica causal, onde há um planejamento detalhado e somente após isto ocorre a ação, sob a ótica do effectuation os planos são feitos e refeitos de acordo com a interação da empresa em seu ambiente, havendo um aprendizado através da prática empreendedora, que continuamente renova seus objetivos.

Esta lógica está presente em praticamente todos os negócios de sucesso, pois minimiza riscos, otimiza os resultados e tira os projetos do papel. Desta forma, a lógica do planejamento é substituída pela lógica da experimentação, utilizando o que o empreendedor tem em mãos e nada mais.

*Rubens Massa é fundador do Grupo Solve de Desenvolvimento Empresarial, coordenador do curso de administração 4.0 da Unifenas em Poços de Caldas e coordenador adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV/EAESP; Erich Schultz é empresário, empreendedor em série, designer de negócios e co-fundador do Grupo Solve com sede em Poços e São Paulo e professor do programa Impulso FGV.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!