Publicidade

A palavra sororidade significa aliança entre as mulheres, empatia e companheirismo. A sororidade consiste no não julgamento prévio das próprias mulheres que, na maioria das vezes, ajudam a fortalecer estereótipos preconceituosos, criados pela sociedade machista e patriarcal.

Desqualificar a atual do ex, ou aceitar o atual e dizer que a ex é louca e desequilibrada, reforçam a ideia de que mulheres são rivais, disputando, a qualquer custo, a atenção do homem. Cada um é admirável na sua individualidade e todas merecem respeito.

Publicidade

As mulheres podem ser machistas sem perceberem. Alguns exemplos de frases machistas corriqueiras: “Amiga, não fique mal, ela é horrorosa!” “Já sabe cozinhar, pode casar!” “Por que está brava? TPM?” “Trocou uma de 40 por duas de 20.” “Mulher no volante, perigo constante.” “Uma mulher só é completa quando tem filhos.” “Isso é coisa de mulherzinha.” “Ela ficou acabada depois que teve filhos.” “Mulher age com a emoção e não com a razão.” “Homem não gosta de cabelo curto.” “Vai sair com essa roupa? Tá pedindo…”

A sororidade não traz o conceito de que devemos amar todas as mulheres, e sim que não podemos odiar as mulheres pelo simples fato de elas serem mulheres, ou pelo fato de estarem construindo um relacionamento com seu ex, e o pior: não desvalorize mulheres pelas roupas que elas vestem. A sororidade é emanar o bem, pra trazer o bem de volta pra você. Vamos prática-la no nosso dia a dia.

*Aline Ambrogi é médica veterinária e fundadora da ONG Carol Sanches