- Publicidade -
15.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

IMA inaugura coordenadoria regional em Poços de Caldas

- Publicidade -
Thales Fernandes, Sérgio Azevedo, Cristina Fontes, Antônio Carlos de Moraes e Marcílio Magalhães (foto: divulgação)

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) inaugurou, nesta terça-feira (6), a Coordenadoria Regional do Instituto em Poços de Caldas (MG). Criada em julho deste ano, a nova coordenadoria será instalada no prédio do DEER- MG, bairro Santa Rosália. Participaram autoridades e lideranças do agronegócio da região, servidores do IMA e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Antiga reivindicação dos produtores rurais e demais agentes do agronegócio da região como forma de agilizar o acesso aos serviços do IMA, a nova coordenadoria tem seis escritórios seccionais que irão atender 32 municípios com cerca de 14 mil propriedades rurais e rebanho de cerca de 600 mil bovinos. Até então os produtores rurais da região eram atendidos pelas coordenadorias de Pouso Alegre, Varginha e Oliveira.

- Publicidade -

“A criação dessa nova coordenadoria descentraliza a prestação de serviços do IMA na região, o que vai otimizar e agilizar o atendimento aos produtores rurais, que terão nela um novo ponto de apoio”, ressalta a diretora-geral do Instituto Cristina Fontes Araujo Viana.

A dirigente lembra que Poços de Caldas e região constituem um importante polo econômico. Prova disso é que o IMA irá fiscalizar na área de inspeção dos produtos de origem animal um frigorífico de bovinos e suínos, quatro de aves, quatro indústrias de carnes e derivados, cinco fábricas de laticínios, dois entrepostos de ovos que estão em processo de registro e 10 agroindústrias de pescado.

- Publicidade -

Na área de defesa sanitária vegetal irá fiscalizar 440 unidades de produção em 237 propriedades, com a certificação de frutos e mudas de banana, citros, uva, café, morango e minitubérculos de batata-semente.

“Além da fiscalização desses estabelecimentos, atividade que contribui para a oferta de alimentos seguros para o consumidor, o IMA continuará com as diversas ações de defesa sanitária animal e vegetal que garantem a saúde dos rebanhos e das lavouras, permitindo não só o abastecimento do mercado mineiro, mas contribuindo também para as exportações”, relata Cristina Fontes.

- Advertisement -

O titular da nova coordenadoria é Wladimir Ferreira Fadini, engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado, com pós-graduação em Gestão Ambiental. “O produtor e os estabelecimentos do agronegócio terão na nova coordenadoria um importante ponto de apoio que vai além dos serviços de fiscalização, com orientação e assessoria que certamente contribuirão para o bom desempenho da sua atividade”, diz.

O evento foi abrilhantado pela apresentação dos músicos da 10ª região da Polícia Militar de Minas Gerais. Foram homenageadas personalidades importantes para a consolidação da Coordenadoria Regional de Poços de Caldas. Durante o evento também foi inaugurado o Núcleo de Apoio Regional do IEF.

Coordenadoria Regional de Poços de Caldas

Escritório seccional Alfenas (atendimento aos produtores de Alfenas, Divisa Nova, Fama e Serrania), escritório seccional Alterosa (atendimento aos produtores de Alterosa, Areado, Conceição Aparecida e Monte Belo), Escritório seccional Cabo Verde (atendimento aos produtores de Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Campestre e Muzambinho), Escritório seccional Machado (atendimento aos produtores de Carvalhópolis, Machado Paraguaçu, Poço Fundo e São João da Mata), Escritório seccional Ouro Fino (atendimento aos produtores de Albertina, Bueno Brandão, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz, Toledo e Ouro Fino), Escritório seccional Poços de Caldas (Andradas, Caldas, Ibitiura de Minas, Ipuiuna, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas).

Confira os depoimentos das autoridades presentes no evento:

Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo – Prefeito de Poços de Caldas

“É de grande importância para o município e para a região que esses dois importantes órgãos ganhem uma sede definitiva e adequada para que possam prestar cada vez mais o melhor serviço que, diga-se de passagem, é de excelência. No aniversário de 146 anos de Poços de Caldas ganhamos esse grande presente para nossa cidade”.

Thales Fernandes – Diretor técnico do IMA

“Estamos inaugurando a nossa 21ª regional. Importante momento para o IMA, pois estamos mais próximo e presentes do produtor rural, do empresário, abrindo o diálogo com estes públicos. O papel do governo e dos servidores é facilitar a o desenvolvimento do setor produtivo que gera emprego e renda, fazendo o Brasil crescer. Temos que acompanhar esse processo em parceria. Esta região é altamente produtiva, pois abriga várias empresas. Nossos públicos são o produtor rural e o empresário. Sem eles não há sentido a Instituição existir. Por isso estamos aqui felizes por poder servi-los. Parabéns à Poços de Caldas, parabéns ao IMA”.

Cristina Fontes de Araújo Viana – Diretora-geral do IMA

“É um presente trazer esta nova coordenadoria para Poços de Caldas no dia dos seus 146 anos de emancipação. O IMA fica muito satisfeito em contribuir para o desenvolvimento da região. É uma demanda antiga de todos os produtores rurais e empresários do ramo do agronegócio. Creio que contribuirá para o desenvolvimento e facilitará a vida de todos os produtores, empresários e a comunidade de modo geral”.

Marcílio Magalhães – Assessor da Secretaria de Agricultura (representando o secretário Amarildo Kalil)

“Destaco a importância da inauguração desta Coordenadoria, uma antiga reivindicação da região. Agora aproximamos ainda mais a população rural, os produtores, agroindústrias e as próprias indústrias que trabalham com produtos de origem animal. Todos terão um atendimento mais rápido às suas demandas. Reabrimos um importante frigorífico de Poços de Caldas, o frigorífico Tamoyo, que tem mais de 80 anos de tradição. Foi considerado, 30 anos atrás, um dos melhores do estado de Minas Gerais, exportando seus produtos diretamente de Poços de Caldas. Estava há cerca de dois meses e meio fechado. Através de um esforço muito grande do IMA foi feita toda a análise documental  e o processo de vistoria. Esse frigorífico deve reabrir suas atividades nos próximos quatro dias, sob a inspeção sanitária industrial do IMA, gerando cerca de 150 empregos diretos para a cidade, além de empregos indiretos com a distribuição de seus produtos. Poços de Caldas recebeu um grande presente em seu aniversário”.

Wladimir Ferreira Fadini, – Coordenador  da Regional Poços de Caldas

“A região de Poços de Caldas exerce forte influência na economia local e no setor do agronegócio. E dentro do agronegócio temos diversas atividades ligadas ao IMA. Então agora teremos condição de estar mais próximo do setor agropecuário, fomentando o desenvolvimento. Temos uma gama de produtos que precisam de certificação, principalmente a cachaça, para atender ao mercado externo e interno. No setor de inspeção de produtos de origem animal já estamos iniciando os trabalhos com um frigorífico de grande porte que é inspecionado pelo IMA. Um frigorífico que exerce grande impacto na economia local, com mais de 160 funcionários. Isso para nós é muito importante. O trabalho que o IMA exerce no estado inteiro está mais próximo, mais eficiente e com mais agilidade para atender o setor agropecuário.”

*Fonte: assessoria de comunicação do IMA

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!