- Publicidade -
17.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Lei garante atendimento preferencial a autistas em Poços

- Publicidade -
Membros do Instituto A e do Procon percorreram o comércio na área central (fotos: Secom)

O Instituto A, associação sem fins lucrativos de apoio e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) promoveu, nesta quarta-feira (17), em parceria com o Procon de Poços de Caldas, a campanha “Respeite a preferencial”, que visa orientar a população e os comerciantes sobre a garantia do atendimento preferencial aos autistas nos estabelecimentos comerciais.

Pais que fazem parte da associação e servidores do Procon percorreram diversos comércios na região central para conscientizar os proprietários e gerentes sobre a Lei 9.220 de 2017, que garante atendimento preferencial a idosos, obesos, gestantes, portadores de deficiência, lactantes, pessoas com crianças e também a pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

- Publicidade -

“Essa ação está sendo feita para conscientizar não só a população como os comerciantes sobre a Lei que foi aprovada no ano passado a respeito do uso do laço do autismo no atendimento preferencial. As nossas crianças não têm nenhuma deficiência física e, então, muitas vezes a enfrentamos preconceito até mesmo por parte de quem está atendendo, por falta de conhecimento da legislação”, informa a integrante do Instituto A, Camila Nogueira Fernandes.

Novas placas de atendimento preferencial foram distribuídas nos estabelecimentos

Mãe de Miguel, de 13 anos, diagnosticado com autismo, Camila ressalta que o respeito ao atendimento preferencial traz qualidade de vida às famílias. “No geral, os autistas têm muita dificuldade de espera, principalmente porque têm a parte sensorial muito diferente da nossa, têm audição muito aguçada, outros têm o tato, cheiros e tudo isso pode causar transtornos que podem ser minimizados com o atendimento preferencial, diminuindo o tempo de espera”, destaca.

- Publicidade -

Foram distribuídas placas de atendimento preferencial nos comércios indicando a obrigatoriedade do serviço, com as inclusões contempladas pela Lei Municipal 9.220 de 2017. A assessora jurídica do Procon, Fernanda Soares, participou da ação. “A nova placa de atendimento preferencial, já com o laço do autismo, precisa ficar em local de boa visibilidade, de preferência próxima do caixa preferencial, para facilitar o atendimento”, afirma.

O Instituto “A”, associação sem fins lucrativos de apoio e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) está em processo de criação e já conta com aproximadamente 80 famílias de autistas de Poços. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato pelo telefone/whatsapp (35) 98866-6119.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!