Publicidade

A polarização das preferências políticas, que ocorre atualmente no país, me fez lembrar de algumas reflexões acerca das atitudes das torcidas esportivas, organizadas ou totalmente desorganizadas, que me ocorreram recentemente. Reflexões que, a meu ver, se encaixam perfeitamente no momento político, com seu fanatismo exacerbado.

Vamos a elas…

Publicidade

De todos os esportes, eu considero que o tênis é o melhor deles para se ver na TV. Creio que é porque conseguimos ver todo o campo de jogo, a quadra e os movimentos de preparação dos jogadores para o ataque ou a defesa. Não sei se é isso, mas eu acho que sim. Nas transmissões televisivas do futebol, só se vê uma pequena parte do campo de cada vez. O plano geral é pouco utilizado e se justifica: as ações ficam muito distantes.

Apesar do meu interesse por essa modalidade esportiva, nunca joguei tênis na vida. Por duas razões. Na minha adolescência, época em que nos interessamos por algum esporte, não existiam quadras de tênis nas cidades em que vivi. A segunda razão é que nunca pratiquei qualquer outro esporte. Consegui sobreviver nos meus tempos de escola sem adotar nenhuma atividade física.

Então, mesmo que houvesse quadras de tênis disponíveis eu provavelmente inventaria mil desculpas para não entrar nelas. E até eu acho estranho esse meu interesse pelo esporte. Só que, creio, sei muito bem a razão. O tênis é um esporte que pode ser disputado individualmente, como o é na maior parte do tempo.

Isso, sem dúvida, me parece um ponto positivo. Esportes que proporcionam o contato físico entre os praticantes, da mesma equipe ou da equipe adversária, como futebol, basquetebol, rúgbi, handebol, futsal e outros, nunca me atraíram.

Quem observa minhas preferências por programas de TV, vai notar que eu vejo muitas atrações esportivas.  Minha esposa até me chama de fanático, coisa que discordo pois não tenho nem mesmo um time de futebol de minha preferência. Gosto de ver esportes pelo simples fato de que estes apresentam muito dinamismo e ação. Pelo menos supostamente são ações honestas, que traduzem a disputa naquele momento.

No entanto, paradoxalmente, detesto estádios e ginásios esportivos. Não entendo essa história de torcida lotar os locais de disputa para idolatrar os jogadores. Acho que o melhor seria somente a transmissão pela TV. Evitaria assim a disputa também das torcidas, que se batem violentamente nas arquibancadas e nas ruas, transformando os estádios em campos de batalha. E com muito mais violência que o mais violento dos esportes.

Na verdade, do jeito que caminha o desporto, com opções muito violentas, transmitidas ao vivo pela TV, poderiam também adotar a briga de torcidas como uma nova modalidade esportiva. Ficaria mais fácil de controlar. Elas ficariam quietinhas durante os jogos de suas equipes preferidas e depois, fora do estádio, disputariam a tapa quem é a melhor torcida. Teríamos então o Campeonato Brasileiro de Torcidas.

Várias modalidades poderiam ser instituídas. Por exemplo: Luta de Torcidas a Pauladas. Ou: Campeonato de Facadas das Torcidas Oficiais. Ou ainda: Campeonato Brasileiro de Tiro à Torcida Adversária. Na verdade, convenhamos, seria somente a oficialização da barbárie que já ocorre nos estádios brasileiros e nas suas imediações. Com toda certeza, já temos muitos craques nessas modalidades.

Essa oficialização traria um outro benefício: com todas as baixas que possivelmente viriam a acontecer, em breve teríamos a redução ou total extinção das torcidas organizadas. Que seria, com perdão da palavra, um grande acontecimento para a nação.

Afinal, o que move o esporte – especialmente no futebol – hoje em dia é o capital especulativo internacional. As equipes formam atletas somente com a intenção de negociá-los no mercado mundial. Nenhuma equipe precisa, verdadeiramente, de uma claque para ovacioná-la.

Opa! Desviei-me tanto assunto que já nem sei do que falava… Ah, sim, o tênis. Dizia que o considero o esporte ideal para se praticar individualmente. Outro fato positivo, que contribui para o dinamismo, é o tempo de duração do jogo que é aberto, podendo durar minutos e até várias horas. Eu gosto mais quando dura várias horas.

Ademais, não custa lembrar, é o único esporte no qual a torcida se cala durante a ação dos jogadores. Por conseguinte, é a mais comportada entre todos os esportes. Um grande diferencial, sem dúvida. E tem mais, pra terminar, nunca ouvi falar de briga de torcida de tênis. Você já ouviu?

*José Nário é escritor, engenheiro florestal, especialista em Informática na Educação e Gestão Ambiental e autor dos livros “Lelezinho, o pintinho que ciscava pra frente e andava pra trás”, “Lelezinho vai à escola” e “Minha janela para o nascente”.