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Em tempos de ânimos acirrados pela política, a paixão e o ódio extremam nossas posições e nos fazem enxergar e até difundir recortes da realidade como se fossem fatos concretos. O resultado? Uma avalanche de equívocos.

O mesmo ocorre ao se empreender. As fortes emoções de uma rotina empreendedora despertam sentimentos poderosos e, mostra a neurociência, estes tendem a nos tornar incapazes de enxergar a realidade. Mostra a ciência que, quanto maior a presença das emoções, menor a presença da razão.

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Dizia minha avó: “aí mora o perigo!”. Pra esta mazela, entretanto, há antídotos eficazes. O primeiro deles, a troca dos “achismos” pela busca de evidências constantes. Tente submeter suas hipóteses de negócio à prova. Encare seu projeto, ou sua empresa, como um laboratório.

Não tenha medo de ser contrariado. Se desapegue da sua ideia inicial e deixe ela se transformar no que o mundo precisa e quer. Caso contrário, o melhor é apenas continuar sonhando. Achar muito é o maior dos inimigos dos empreendedores.

*Rubens Massa é fundador do Grupo Solve de Desenvolvimento Empresarial, coordenador do curso de administração 4.0 da Unifenas em Poços de Caldas e coordenador adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV/EAESP; Erich Schultz é consultor, professor e co-fundador do Grupo Solve.