Publicidade

Em um contexto nacional que envolve instabilidade política, econômica e social, empreender se torna cada vez mais um desafio. Um estudo realizado em 2016 pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o SEBRAE mostra que um terço das empresas fecham suas atividades antes mesmo de completarem 2 anos no Brasil. Além disso, como falamos no artigo “Além do empreendedorismo de palco”, vivemos cercados de armadilhas vendidas como “oportunidades” com a falsa promessa de “dinheiro fácil”. Mas afinal, como ter sucesso no empreendedorismo?

Antes de responder essa pergunta, gostaria de explorar o conceito de sucesso, algo falado rotineiramente como o objetivo final de qualquer empreendedor.

Publicidade

Diferentemente de como é fantasiado, o sucesso não é algo eterno e imutável. E muito menos algo que apenas as grandes empresas podem alcançar.

Sucesso é um estado. É um resultado obtido, seja ele em uma pequena ou grande escala, mas sempre é um RESULTADO. A partir do momento que você se propôs a realizar algo, e o resultado foi POSITIVO, você teve sucesso naquela ação.

O mundo do empreendedorismo é uma sequência de acertos e erros, de sucessos e de fracassos. Não existe sucesso sem tentativa, logo, não existe tentativa sem erro.

Se você quer ter sucesso no empreendedorismo, é hora de testar!

Tudo começa com uma ideia. A partir dela, construa um protótipo, gastando o mínimo possível de tempo, dinheiro e reputação, para que você efetivamente possa testar essa ideia antes de aplicá-la em larga escala. Após isso, mensure os resultados, aprenda e volte na ideia de forma que se torne um ciclo de aprendizado constante.

Dentro desta lógica, é necessário aprender rápido com os erros, corrigi-los e aumentar a escala com o mínimo de perdas possível.

Divida seu objetivo final em vários pequenos testes e tenha pequenos ganhos de uma forma que você possa testar e subir degrau por degrau, sempre aprendendo com o processo e aumentando a proporção gradativamente. Lembre-se, o cliente é a base de tudo. Então, sempre mensure levando em consideração a opinião dele.

Como disse acima, sucesso é um resultado. Então, se você está aprendendo mais a cada dia, está testando e inovando, saiba que você é um empreendedor de sucesso. Até a próxima!

*Rubens Massa é fundador do Grupo Solve de Desenvolvimento Empresarial, coordenador do curso de administração 4.0 da Unifenas em Poços de Caldas e coordenador adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV/EAESP; Erich Schultz é consultor, professor e co-fundador do Grupo Solve.