Publicidade

Nós já entendemos que tudo é publicidade. Sabemos também que a publicidade pode ter diferentes maneiras de apresentar sua ideia e chegar ao seu público final. No final das contas, publicidade não é a venda de um produto, e sim a venda de uma ideia, a venda de um conceito publicitário.

Nesse contexto é importante pensar as formas que a marca e a ideia podem chegar na cabeça de possíveis clientes. Muitas vezes temos que pensar na forma como conversamos com diversos públicos, como se fosse um diálogo. Tudo faz parte de uma estratégia definida e continuada. Isso porque falando em publicidade e em propaganda nem sempre os resultados são imediatos. É preciso uma construção ao longo do tempo e muito planejamento. Um produto não é comprado se não é conhecido ou se não estabelece uma relação de afeto.

Publicidade

Para conseguir alcançar os objetivos de marketing é necessário avaliar alguns aspectos importantes como o mercado, o seu estilo de comunicação, o seu público e, principalmente, seus objetivos.

Dependendo do seu objetivo, existem alguns estilos possíveis a serem adotados de maneira que coloque sua propaganda no tempo e no espaço. Ah, e claro: no caminho certo.

Calma, não é física não!

Conhecendo e planejando estratégias de continuidade de aparição de marca

São estratégias de continuidade linear, pulsar, onda crescente e decrescente e concentrada.

A estratégia linear é quando, ao longo do tempo você investe o mesmo volume de dinheiro e propaganda. Já a pulsada é aquela igual vagalume: aparece e desaparece.

Já a onda decrescente tem a ver com o lançamento de produtos. Eu começo chamando atenção com grande volume de inserções e à medida que as vão tomando conhecimento da sua novidade o tempo das propagandas vai diminuindo e também o número de inserções, pois sua finalidade passa a ser de lembrança.

O movimento da onda crescente, como o nome diz, é contrário porque você tem uma peça de consumo. Você começa com pouca mídia e vai aumentando para lembrar as pessoas.

A concentrada é aquela que você pode colocar em pouco tempo todos os esforços para conseguir os resultados. É o que o Magazine Luiza faz na famosa propaganda: “Só amanhã no Magazine Luiza!”.

O importante nesse ponto é entender a função de cada uma e imaginar que você pode mixar mais de uma estratégia de acordo com o seu objetivo. Não é tão difícil! Mas é necessária uma avaliação cuidadosa para que todas as partes fiquem satisfeitas com os resultados.

*Adinan Nogueira é publicitário, formado pela FAAP, mestre e professor universitário, diretor da Agência Cervantes e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona em Lisboa, Portugal.