- Publicidade -
18.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Além do Empreendedorismo de Palco

- Publicidade -

Caro leitor, é com muita alegria que estreamos hoje nossa coluna no Poços Já. Nossa missão com vocês é mais do que trazer respostas, gerar perguntas e consequentemente reflexões, capazes de ampliar sua visão sobre o que é empreender, seja no contexto local ou mundial. Neste espaço não pretendemos iludir ninguém, empreender não é brincadeira, mas ter um papo sério e olho no olho sobre questões reais e importantes a respeito do (na minha opinião) universo fascinante e desafiador que é o empreendedorismo.

O tema de hoje é o chamado “empreendedorismo de palco”. Sabe aqueles autores, blogueiros, youtubers, digital influencers (…) que vendem a idéia do empreendedorismo como algo incrível que vai resolver todos os seus problemas? Pois é, faremos o possível para que você enxergue neles inimigos reais! Mas por que? É tão gostoso se motivar com palavras bonitas, não? Sim, é! E aí está o maior perigo de seguir certos “gurus” do empreendedorismo de palco.

- Publicidade -

A ciência já nos mostra que empreendedores são mais suscetíveis a falhas de julgamento na hora de tomar decisões do que não empreendedores. Isto ocorre por diversos fatores, dentre eles o fato de que sempre que envolvemos paixão na tomada de decisão nosso grau de racionalidade tende a diminuir. Ficamos frágeis! E é aí neste ponto que os gurus encontram um terreno fértil para vender ilusões embaladas em bonitos pacotes de “oportunidade”, geralmente relacionados à promessa de uma vida dos sonhos. A embalagem muda: pirâmides, vendidas como marketing multinível, fórmulas mágicas para se atingir o mesmo sucesso obtido pelo “guru”, segredos que serão revelados assim que você assinar algo, enfim! A criatividade para reembalar o mesmo abacaxi é imensa! E quando estamos empreendendo ficamos mais vulneráveis a comprarmos elas, mesmo que todos a nossa volta nos alertem!

Não pretendo estender o assunto, portanto a minha dica é: prometeu demais? Desconfie. Muita gente enxerga a “oportunidade” como um abacaxi? Desconfie. Está com receio de dividir alguma decisão com alguém por medo deste alguém não conseguir enxergar a mesma “oportunidade” que você e te desestimular? Desconfie!!! Ser desconfiado é um dos melhores antídotos que temos contra os gurus que nos cercam. Até a próxima!

- Publicidade -

*Rubens Massa é fundador do Grupo Solve de Desenvolvimento Empresarial, coordenador do curso de administração 4.0 da Unifenas em Poços de Caldas e coordenador adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV/EAESP; Erich Schultz é consultor, professor e co-fundador do Grupo Solve. 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!