- Publicidade -
15.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Descolamento de retina pode ser prevenido, explica dr. Carlos Aterje

- Publicidade -
Pessoas com miopia elevada são propensas ao descolamento de retina (foto: Juliano Borges/Poços Já)

De todos os problemas que podem afetar a visão, o descolamento de retina pode ser considerado um dos mais graves. Por isso, conhecer os sintomas, formas de prevenção e tratamento é essencial para manter a saúde dos olhos.

A retina é uma membrana localizada no fundo do olho. Ela é composta por células nervosas  que formam a imagem, levando-a até o cérebro, onde a visão é formada. O descolamento acontece quando parte ou a totalidade desta membrana se solta da parede interna e posterior do olho. Com essa separação acontece a interrupção do fornecimento de nutrientes e, consequentemente, a degeneração celular.

- Publicidade -

Causas

Existem várias causas para o descolamento de retina, mas a principal delas é o alto grau de miopia, que provoca rasgos ou furos na retina. Além disso, traumatismo craniano e impactos, como uma bolada ou pancada, e inflamações do globo ocular também podem provocar o descolamento da membrana.

- Publicidade -

De acordo com o  médico oftalmologista Carlos Aterje, é primordial que seja feita a prevenção do descolamento com consultas periódicas. “É importante que na consulta o paciente faça o exame da periferia do olho para verificar se existe alguma lesão que predisponha ao descolamento. Assim, é possível evitar que a retina rasgue e descole através do laser preventivo”, explica.

O descolamento de retina não é uma doença que causa dor ou secreção, mas alguns sintomas servem de alerta, como pontos ou manchas na visão, conhecidas como moscas volantes, flashes ou faíscas de luz no campo de visão e até mesmo a perda súbita parcial ou total da visão.

- Advertisement -

Tratamento

Entre os procedimentos utilizados estão o laser, que direcionado para a ruptura da retina provoca uma queimadura em volta do rasgo, fazendo uma espécie de ‘solda’ na membrana. Também é possível tratar com injeção de gás no olho, procedimento que geralmente é realizado  em conjunto com laser ou então com a aplicação de silicone, o que faz com que a retina volte ao seu lugar.

“Quem  tem miopia alta tem que vigiar muito, acima de seis graus, sempre fazer os exames, avaliar a retina, avaliar fundo do olho, pra ver se tem risco de descolamento. Se tiver alguma lesão, já fazer o tratamento preventivo com o laser, porque o descolamento pode causar perda acentuada da visão”, finaliza Aterje.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!