Publicidade
Médico oftalmologista esclarece sobre os riscos (foto: Juliano Borges)

Os óculos escuros estão entre os acessórios mais procurados por quem quer estar na moda. Porém, também são importantes para a saúde dos olhos e podem ser amigos ou vilões da visão. Para entender melhor o assunto, o Poços Já procurou o médico oftalmologista Carlos Aterje.

Ele explica que a radiação solar é um fator de risco para a catarata e a degeneração macular, doenças que podem inclusive levar à cegueira. Nesse contexto, óculos solares auxiliam na saúde dos olhos. “São bons porque não deixam entrar raios ultravioleta, dão conforto e a pessoa enxerga melhor, não precisa cerrar os olhos para diminuir a quantidade de luz. Ainda ajudam quem tem fotofobia e na diminuição do ressecamento provocado pelo vento”, comenta.

Por outro lado, é preciso cuidado na hora de comprar os óculos. Muitas vezes eles não têm filtro contra raios ultravioleta, o que causa efeito contrário. Assim que o óculos é colocado, a pupila dilata. Se não houver o filtro, os raios solares acabam entrando com maior incidência do que o normal.

“Os raios ultravioleta provocam catarata e degeneração macular. Por isso, têm que ser comprados em óticas, não podem ser de camelôs. Esses baratinhos, de R$ 10, não têm o filtro”, alerta o oftalmologista.

O consultório do dr. Carlos Aterje fica na rua Ceará, 188, Centro de Poços de Caldas. Mais informações pelo telefone 35 3722-2808.