Publicidade

Como forma de contribuir com a inclusão e garantir a integração social das pessoas portadoras de deficiência, o vereador Paulo Tadeu Silva D’Arcadia (PT) apresentou um projeto de lei que institui a obrigatoriedade de implantação de brinquedos para crianças com deficiência em parques municipais e outras instalações de entretenimento privado.

O objetivo do projeto é dar a mesma oportunidade de diversão e integração a todas as crianças. A ideia é que todos os equipamentos e brinquedos obedeçam às normas de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), permitindo o uso comum a todas as crianças.

Além da instalação dos equipamentos adaptados, os espaços públicos e privados também deverão contar com piso tátil, corrimão, corredores e rampas de acesso. Outro destaque do projeto é que toda a área de implantação dos equipamentos deverá receber sinalização convencional apropriada, incluindo as destinadas às deficiências visuais e auditivas.

“Não se pode falar de inclusão com nossos parques absolutamente sem nenhum equipamento pra crianças com deficiência,  não no sentido apenas da adaptação, mas sobretudo  do compartilhamento, brinquedos que possam servir para a criança com deficiência, ou uma criança em outras condições de desenvoltura, enfim, é muito importante que a gente crie esses espaços em Poços de Caldas”, pontua Paulo Tadeu.

O projeto foi encaminhado às comissões pertinentes da Câmara.

Publicidade