- Publicidade -
17.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Autoescola Zequinha leva projetos educacionais a quase 1500 jovens em Poços

- Publicidade -

Educação no trânsito que começa na infância e transforma crianças e jovens em agentes de mudança. Essa é a proposta da Autoescola Zequinha, que desde 2016 desenvolve projetos educacionais em diversas escolas da cidade. Com três ações diferentes, quase 1.500 alunos já foram alcançados pela proposta de levar informação sobre melhores hábitos e condutas para um trânsito mais seguro.

O objetivo da autoescola é conscientizar os alunos desde a infância. Com projetos específicos para cada faixa etária, os colaboradores levam palestras e desenvolvem trabalhos dentro das salas de aula que orientam os alunos sobre o comportamento de pedestres e motoristas.

- Publicidade -

A diretora de ensino da Zequinha, Maira Janaina Barreiro, destaca os resultados desses projetos e a importância da educação no trânsito para um futuro melhor, com condutores conscientes. “Até hoje nós encontramos crianças nas ruas que comentam sobre cinto de segurança, uso da faixa de pedestres e até puxões de orelha que eles dão nos pais. A educação tem que ser praticada, o trânsito tem sido muito violento, é preciso conscientizar os jovens sobre os perigos da combinação do álcool e direção. Nós fazemos nossa parte e novos projetos estão por vir, pois queremos dar continuidade a esse trabalho.”

Conheça os projetos:

- Publicidade -

Pé na Faixa

O projeto Pé na Faixa é voltado para alunos de 7 a 11 anos.  O objetivo é conscientizar as crianças sobre a responsabilidade delas no trânsito, despertando o interesse para a importância de se cumprir as regras e promover a adoção de atitudes de respeito, além de orientá-las sobre um comportamento seguro na condição de pedestre.

- Publicidade -
Projeto Pé na Faixa é voltado para alunos de 7 a 11 anos (fotos: divulgação)

Realizado dentro do horário convencional das escolas, consiste em desenvolver jogos educativos interativos com pista em 3D, onde as crianças ocupam o lugar das peças andando sobre casas. Os desenhos simulam uma cidade real com ilustrações de padaria, hospital, escola, parque, residência, mercado, veículos escolares, semáforos e ônibus de passeio, com um trajeto a ser percorrido partindo de um ponto inicial até a escola. Com perguntas instrutivas e situações do cotidiano, a criança aprende sobre os comportamentos corretos no trânsito enquanto joga.

Em sua primeira edição, o projeto Pé na Faixa chegou a 692 alunos do ensino fundamental nos seguintes locais: Escola Estadual Doutor João de Almeida, Escola Profissional Dom Bosco, Rede Salesiana de Escolas, Centro Educacional Inovação (Poliedro), Colégio PIO XII e Colégio Objetivo.

Álcool e direção: uma combinação perigosa

Voltado para adolescentes cursando o Ensino Médio, este projeto tem o objetivo de desenvolver o senso de responsabilidade nos jovens, incentivando-os a valorizar a vida e ensinando a responsabilidade como cidadãos e futuros condutores. Além disso, visa contribuir para a diminuição do número de acidentes.

Após palestra que expõe dados estatísticos, a necessidade de mudanças de postura no trânsito e depoimentos de jovens que sofreram acidentes graves, é proposta aos alunos a elaboração de uma redação dentro do tema. O melhor texto é premiado com uma habilitação gratuita, categoria A ou B (incluso no pacote do prêmio somente o serviço prestado pela autoescola).

Projeto mostra aos alunos que álcool e direção não combinam

A primeira edição do projeto contou com a participação de 508 alunos da Escola Estadual Doutor João Eugênio de Almeida, Centro Educacional Inovação (Poliedro), Colégio PIO XII e do Colégio Objetivo.

Vestibular do trânsito

Também voltado para alunos do Ensino Médio, o projeto Vestibular do Trânsito continua acontecendo.  Depois de uma aula sobre o Código de Trânsito Brasileiro e segurança no trânsito, os alunos participantes fazem uma prova com 30 questões. O grupo com os melhores alunos de cada turma vai participar da segunda fase do projeto, uma mesa redonda na Câmara dos Vereadores dia 25 de maio. As escolas receberão um troféu de participação e os alunos vencedores ganharão kits com brindes. Além disso, os três alunos dos terceiros anos também ganharão uma habilitação gratuita. Desse projeto participaram 219 alunos de três escolas de Poços: Centro Educacional Inovação (Poliedro), Colégio PIO XII e Colégio Objetivo.

Segunda fase do projeto Vestibular no Trânsito contará com mesa redonda na Câmara

A Autoescola Zequinha fica na rua Rio Grande do Sul, 897, no Centro. O telefone para contato é o 3721-1020.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!