Publicidade

A superintendente da Santa Casa de Poços de Caldas, Renata de Cássia Cassiano Santos, não está mais no cargo. A demissão faz parte das ações da comissão, formada no mês passado, para acompanhar a gestão do hospital.

Segundo o secretário adjunto de saúde, Flávio Togni, que também faz parte da comissão, a demissão está dentro do processo de transição para um modelo de gestão mais moderno. O secretário garante que não houve caça às bruxas, nem perseguição, e ressalta o trabalho realizado por Renata durante seus 15 anos à frente da instituição. “Reconhecemos que a Renata deu uma enorme contribuição durante os anos que esteve à frente, mas o hospital deve passar por uma mudança radical e isso já estava definido quando a comissão foi criada”.

Flávio explica que agora a comissão assume a gestão do hospital até que a auditoria faça um diagnóstico que irá nortear e orientar uma “gestão mais participativa”. O representante da comissão que assume como superintendente voluntário é o médico Azer Elias Zenun Junqueira.

A reportagem do Poços Já Política entrou em contato com Renata, mas ela não quis se pronunciar sobre o assunto. A provedora da Irmandade, Célia Maria de Souza, por telefone, afirmou que só irá se pronunciar depois da reunião que acontece nesta quinta-feira (22), com todos os membros da Irmandade, quando a decisão será oficializada e registrada em ata.

Sobre a Comissão

A comissão paritária foi formada em janeiro com o objetivo de apurar a situação administrativa e financeira da Santa Casa. O grupo é formado por oito pessoas: quatro representantes da Irmandade do Hospital e quatro representantes do Executivo.

A comissão tem poder deliberativo e pode atuar pelo período de até seis meses, para implantar uma auditoria que expresse a real situação financeira da instituição e oferecer uma solução para a dívida já instalada, além de desenvolver um processo de renovação de toda a Diretoria Executiva.

Por parte da Santa Casa, fazem parte da comissão: Marcos de Carvalho Dias, Marcelo Correa Norberto, Patrícia Zangiacomi e Victor Marchesi Filho. Os representantes do Poder Público Municipal, nomeados pelo prefeito Sérgio Azevedo, são: Flávio Togni de Lima e Silva, Marcelo Figueiredo, Azer Elias Zenun Junqueira e José Leite de Morais.