- Publicidade -
16.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Novembro Azul | Pacientes da Unacon contam como lidam com câncer

- Publicidade -

Na retal final do Novembro Azul, mês dedicado à saúde do homem e ao combate do câncer de próstata, a reportagem do Poços Já foi até à Unacon- Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia – conversar com pacientes que estão em tratamento da doença.

Foi depois de um exame de rotina que o Sr. Nelson Módena, de 66 anos, foi informado que havia algo errado. Acostumado a fazer acompanhamento todo ano, ele foi ao médico para exames preventivos e o resultado chegou alterado. Com isso, ele foi encaminhado para Unacon. Ainda no início do tratamento, Nelson está otimista e enfatiza que cuidar da saúde é prioridade. “Eu sempre me cuidei, comecei fazer os exames a partir dos 50 anos. Tem que cuidar, deixar o machismo de lado. E eu tô tranquilo, tenho uma filha  que é da  área  de saúde e ela me explicou que hoje tem tratamento mais fácil, tenho colegas que tiveram câncer, operam e hoje levam vida normal.”

- Publicidade -

Quem também esbanja tranquilidade ao falar da doença e do tratamento é o sr. Messias Dias, de 86 anos. Morador de Itajubá, ele faz acompanhamento em Poços há quase dois anos e diz que o tratamento tem sido fácil, sem complicações, apenas alguns incômodos. “Não tenho o que reclamar, me acho muito rico, porque encontro as pessoas na rua e elas perguntam minha idade e quando eu falo elas espantam dizendo que já viram muita gente mais nova ‘indo embora’ e eu aqui ainda, firme. Mas eu dou graças a Deus, e falo que tem que cuidar, eu não bebo, não fumo, gosto é de ficar bem quietinho em casa com minha esposa.”

- Publicidade -

Sr. Messias e  Sr. Nelson fazem tratamento na Unacon em Poços ( foto: Tatiana Espósito/Poços Já)

Novembro Azul em Poços

- Advertisement -

Na Unacon foram realizadas algumas atividades especiais durante o mês, como apresentação de dança, palestra e fotos dos pacientes. A Unidade, que acolhe pacientes de Poços e de mais 80 cidades da região, realiza cerca de 170 atendimentos a pacientes com câncer de próstata por mês.

Mesmo com a importância do Movimento, o Novembro Azul em Poços ainda é tímido, com um poucas  atividades voltadas à população sobre o tema. Segundo a Secretaria de Saúde, durante o mês, as 36 unidades básicas de atendimento do município têm trabalhado com horário estendido, com foco na saúde do homem de forma geral e encaminhamento para especialista de acordo com a necessidade e idade dos pacientes. Nas salas de espera das unidades, os homens têm sido orientados sobre a importância do cuidado com a saúde.

O câncer de próstata

É um câncer considerado de evolução silenciosa, já que no início não costuma apresentar sintomas e quando eles surgem, são bem parecidos com os do crescimento benigno da próstata, como dificuldade e necessidade de urinar mais vezes ao dia. Na fase avançada, o tumor pode causar sangramentos, dor óssea e até infecção generalizada ou insuficiência renal. Sendo assim, os exames periódicos de sangue (PSA) e de toque, são fundamentais, já que permitem o diagnóstico precoce e aumentam as chances de cura.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!