- Publicidade -
21 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

TREM TURÍSTICO | Câmara aprova por unanimidade moção para retomada do projeto

- Publicidade -

Uma moção de apoio pela retomada das negociações para a volta do Trem Turístico em Poços de Caldas foi aprovada, por unanimidade, na sessão da Câmara Municipal desta semana. Segundo Paulo Tadeu (PT), por meio dela será possível demonstrar à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e ao governo de Minas Gerais que o povo de Poços de Caldas considera o projeto relevante para a cidade e tem interesse na efetivação. Isso porque o município perdeu o prazo do contrato para realização das obras, com orçamento total de R$ 10 milhões.

Paulo Tadeu redigiu moção aprovada nesta semana.

A moção chegou a ser apresentada aos vereadores durante a reunião da semana passada, porém o texto falava do desinteresse da atual administração municipal com a causa, o que causou desconforto para os vereadores da base aliada ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB). Por isso Paulo Tadeu modificou o texto e o reapresentou na terça-feira (17).

- Publicidade -

“Nosso objetivo neste caso é atingir o consenso e unanimidade neste apoio e apelo, para que as negociações envolvendo o trem turístico sejam retomadas, tanto do ponto de vista da Codemig como da iniciativa do prefeito municipal. Tirei a parte que criava o desconforto, para que não haja nenhuma dificuldade na aprovação da moção e que se demonstre ao chefe do Executivo e ao governo do estado que a representação popular do povo de Poços de Caldas, expressa na Câmara, unanimemente, se coloca à disposição deste diálogo mas, sobretudo, entende que este é um tema de tal relevância que precisa ser retomado imediatamente”.

Com os 14 votos alcançados a moção agora deve ser encaminhada aos órgãos competentes enquanto os trabalhos locais continuam. O vereador lembra que sua preocupação com o tema não é de hoje e que ainda durante a audiência que discutiu as diretrizes orçamentárias apontou a falta de destinação de verba para a questão. Como os representantes do Executivo se calaram diante de seu questionamento, ele acredita que tenha havido a decisão de não dar continuidade ao projeto.

- Publicidade -

“Ocorre que este tema ganhou vida própria, os segmentos sociais envolvidos estão cobrando, o tema esta nas redes sociais. Os vereadores, independente do seu compromisso em relação à administração, unanimemente já se colocaram em favor do trem turístico, portanto querem a retomada das negociações. Entendo que é necessário que iniciativas como esta se somem a outras de modo que o trem turístico volte a ser uma pauta importante e que, no futuro, seja uma realidade”, relata.

O legislador ainda aponta que a participação do Executivo é importante para a questão, mas existem outros meios para tirar o projeto do papel. “Evidente que sempre dependeríamos de um maior ou menor grau de adesão do Executivo, mas podemos buscar um caminho direto, onde o estado, através da sua Secretaria de Turismo e da Codemig, criem uma alternativa para este eventual desinteresse do município”, finaliza.

- Publicidade -

Vale lembrar que uma moção de apelo pedindo a liberação de recursos para reativação do Trem Turístico na cidade foi aprovada em julho deste ano e encaminhada à Codemig.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!