- Publicidade -
19.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Vereadores: 500 mil pelo AVCB. Não vale?

- Publicidade -

É inominável o crime cometido pelo cidadão que tinha distúrbios psicológicos, na cidade de Janaúba, aqui em Minas, atingindo crianças indefesas que inocentemente brincavam na creche. Um fato que comoveu a todos nós em função da brutalidade  e da forma como as coisas ocorreram.

Ainda com o sentimento da dor e das lágrimas derramadas – acho que muitos também chegaram a chorar – fico me questionando que somente com a tragédia é que os fatos se afloram e mostram a fragilidade das instituições que deveriam agir e não o fazem. Seria omissão? Descaso? Falta de responsabilidade? Acho que o fato é muito mais grave e implica diretamente a administração municipal que, em Janaúba, se tornou omissa em não exigir o cumprimento da lei.

- Publicidade -

Lembro do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde morreram centenas de jovens que se divertiam. Os dois fatos – da boate e da creche – possuem um elo de ligação que poucos se aperceberam e, nos dois casos, existem alguns implicados que deveriam ser punidos, condenados e responder por crime de homicídio qualificado. Aos que acreditam nas premonições espiritualistas talvez possam compreender melhor os alertas que nos são dados.

Tanto em Santa Maria como em Janaúba, nos dois casos, os estabelecimentos não tinham o AVCB. Mas o que é isso?

- Publicidade -

Vou ser muito incisivo, duro e contundente. Que me perdoem as nossas autoridades, já que a crítica é não só no sentido construtivo, mas de alerta. Muitos dos nossos estabelecimentos públicos e particulares, aqui em Poços,  não possuem o AVCB. Até o ano passado o prédio da Prefeitura não tinha o AVCB. A  Câmara Municipal também não! Muitas das nossas escolas e creches também não tinham o AVCB. Sinceramente não acredito que isso esteja regularizado.

Mas o que é o AVCB ?  A sigla significa AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS. É um certificado de que o prédio atendeu a todas as exigências do Corpo de Bombeiros. É feita, pela corporação, uma vistoria das instalações elétricas, de acesso e saída de emergência, além de outras exigências visando a segurança das pessoas.

- Advertisement -

Vamos a um exemplo prático. O prédio da prefeitura. Construção antiga (secular), onde o piso é ainda de madeira e, se por infelicidade surgir um curto-circuito, em poucos minutos o prédio será tomado pelas chamas sem a possibilidade de evacuação, podendo causar graves e sérias consequências.

Atenção senhores pais: exijam das diretoras das escolas e creches onde estudam seus filhos o AVCB emitido pelo Corpo de Bombeiros.

O drama da boate Kiss e da creche de Janaúba poderia ter sido evitado caso estivessem em situação regular perante o Corpo de Bombeiros.

Senhores vereadores: vejam os requerimentos que foram feitos pelos que os antederam. Exerçam a verdadeira função de fiscalizar. Se fizerem isso já justificará o quase meio milhão de reais que irão receber ao longo desse mandato.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!