segunda-feira , 16 outubro 2017
Últimas Notícias
App Poços Já

Reumatismo pode afetar os olhos, afirma dr. Carlos Aterje

Doenças autoimunes causam problemas que vão da uveíte ao glaucoma.


Dor e inchaço nas articulações são sintomas comuns das doenças reumáticas. Porém, o que poucos sabem é que o reumatismo também pode atingir os olhos, como explica o médico oftalmologista Carlos Aterje. “Sensação de areia, olhos vermelhos, dores e irritação são fatores que podem estar associados a doenças autoimunes, como o reumatismo”.

Casos assim acontecem devido à produção de anticorpos, pelo próprio organismo, que atacam o corpo. Além do reumatismo, podem ocorrer lúpus e esclerose múltipla, entre outros problemas.

Quando ataca os olhos, o reumatismo pode causar conjuntivite e uveíte, que é uma inflamação da úvea, área formada por íris, corpo ciliar e coroide. Mas ainda há a possibilidade das doenças autoimunes causarem catarata e glaucoma, além entre diversas outras disfunções.

Dr. Carlos Aterje informa que pessoas com reumatismo precisam de acompanhamento oftalmológico.

O tratamento para doenças reumáticas inclui anti-inflamatórios potentes, assim como corticoides e outras drogas. Muitos remédios podem inclusive afetar os olhos, por isso a necessidade de que o paciente com reumatismo se consulte frequentemente com um oftalmologista.

Quando a doença chega à visão, o tratamento pode ser feito com colírios ou corticoides, de acordo com cada paciente. “Há casos de pessoas que descobrem o reumatismo quando vêm ao consultório cuidar de sintomas oculares. É importante sempre consultar o oftalmologista”, informa Carlos Aterje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.