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Poços de Caldas

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INSS Digital começa a funcionar nesta terça-feira

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Serviços começam a funcionar nesta terça (foto: Gabriela Bandeira/ Poços Já).

A partir desta terça-feira (8), a sede do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Poços de Caldas passa a implementar o serviço conhecido como INSS Digital, que deve contribuir para otimização dos serviços na agência. “Todo cidadão que comparece à agência vai ter seus documentos digitalizados, sem utilização de processo em papel, isso vai trazer mais economia. A gente espera que, desde a triagem do segurado, até a finalização do requerimento, gastemos, no máximo, 30 minutos, que é o período que esperamos que a pessoa permaneça aqui. Feito isso, o segurado vai poder, através da central telefônica e do site, consultar todo andamento do processo”, explica o gerente da agência de Poços, Luís Otávio Cancian Moreira.

Primeira cidade do estado de Minas Gerais a inserir o INSS Digital, Poços hoje atende outros cinco municípios, totalizando cerca de 250 atendimentos diários. Moreira explica como o processo deve facilitar os serviços. “Atualmente, a gente tem capacidade de 30 a 40 requerimentos por dia. Esperamos, com o INSS Digital, aumentar a capacidade de oferta dos requerimentos até próximo mês de setembro, para 60 por dia. Além disso, através do processo eletrônico, deixamos de gastar muito tempo com processos mecânicos, que seria numeração de processos, cópias, autenticação de documentos e isso vai dar mais eficiência para que o servidor foque somente na análise do processo”, pontua.

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Primeiramente, os serviços contemplados com o INSS Digital são: aposentadorias, pensões, salário maternidade, auxílio-reclusão, certidão por tempo de contribuição e benefícios assistenciais. Mais informações pelo site inss.gov.br ou pelo telefone 135.

Acordo de Cooperação Técnica 

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De acordo com o chefe da Divisão de Atendimento da Superintendência, Edmo Pereira Alves de Souza, a intenção é que até o mês de novembro, o INSS Digital seja implantado em mais 44 unidades espalhadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Uma das principais vantagens do atendimento online é a possibilidade do assegurado não precisar mais se dirigir à agência. No caso de cidades sem filiais do INSS, existe ainda a alternativa de empresas e entidades manifestar interesse em firmar um Acordo de Cooperação Técnica junto ao órgão. “Firmando esse acordo, os associados, funcionários e colaboradores dessas empresas não precisariam vir à Previdência Social para requerer seu benefício. Elas poderão, da entidade, fazer seu protocolo de requerimento. Isso vai facilitar porque muitos cidadãos que residem em municípios onde não têm agências, não precisarão mais se deslocar para serem atendidos, podendo protocolar seus benefícios nestas entidades parceiras”, finaliza.

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