- Publicidade -
15.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Requerimento sobre instalação de base do Samu gera discussão na Câmara

- Publicidade -

Um requerimento de autoria do vereador Pedro Magalhães, o Pedrinho da Zona Sul (PSDB), virou alvo de intensa discussão durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Poços de Caldas, realizada na terça-feira (1º). O pedido de informações sobre a possibilidade de implantação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Zona Sul foi questionado e retirado da pauta da reunião.

O documento, que seria votado na sessão e encaminhado à Secretaria de Governo, continha assinatura de dois parlamentares do PSDB, Pedrinho e Álvaro Cagnani, o que desagradou outros vereadores da base aliada ao Executivo. Entre eles Maria Lígia Podestá (DEM), que pediu que seu nome fosse retirado da ata, pois não assinaria o requerimento. “Fiquei constrangida em assinar porque isso surgiu de uma reunião que tivemos com o prefeito para verificar a possibilidade de instalação de uma base na Zona Sul. Ele [Sérgio] ficou de estudar isso, porque o SAMU tem uma legislação federal e decidimos esperar. Então, isso deveria ser uma indicação, não um requerimento. Antes da sessão conversamos com o Pedro, mas ele insistiu em colocar o assunto em pauta. Não proibimos ninguém de apresentar requerimentos, essa teria que ser uma decisão dele”, declarou em entrevista.

- Publicidade -

O caso tornou-se uma longa discussão, que acabou com a retirada do pedido de informações da resenha do dia. Em entrevista, Pedro Magalhães afirmou que deve apresentar o requerimento na próxima semana, desta vez assinado por todos os vereadores, mas desaprovou a atitude da colega. “Na defesa do requerimento, eu já havia aberto para que todos os vereadores assinassem comigo, porque entendo que o mais importante para a população não é quem assina ou deixa de assinar o requerimento, mas sim uma proposta que possa atender às demandas da população com mais rapidez. Acho que temos que nos desprender desta briga de egos de quem apresentou ou deixou de apresentar o quê. Diante disso, resolvi retirar o requerimento para que possamos apresentá-lo, na semana que vem, com assinatura de todos. É lamentável que a população fique com esse atraso”, disse.

Mudança de endereço

- Publicidade -

Em abril deste ano, a Prefeitura mudou a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Centro para a Zona Oeste. O motivo, de acordo com o secretário de Saúde Carlos Mosconi, foi uma determinação do Ministério da Saúde, uma vez que a antiga sede não estava dentro dos padrões adequados.

Na época, o Poços Já publicou reportagem com dados de uma pesquisa realizada em 2014 pelo Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas, que constatou a demora de aproximadamente 26 minutos para se deslocar da sede (ao lado do atual endereço do SAMU) até bairros da Zona Sul, em horários de pico.

- Advertisement -

Na época da mudança de sede, em uma entrevista coletiva à imprensa, o prefeito Sérgio Azevedo já havia afirmado que estudaria a possibilidade da criação de um posto avançado na Zona Sul. Já Mosconi declarou que isso não será feito, a não ser em caso de real necessidade. “Não temos um espaço nas zonas Leste e Sul, nem sei se teria um como o atual para alugar. Então, não basta querer. Tem que se ter um local e talvez fosse o ideal, mas não temos um. Não afasto de maneira alguma a possibilidade de ter uma unidade lá, se for necessário. Se não precisar, não vamos ter”, pontuou.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -









Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!