- Publicidade -
15.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Dr. Carlos Aterje explica benefícios e riscos das lentes de contato

- Publicidade -
Dr. Carlos Aterje lembra que atualmente o desconforto causado pelas lentes é menor.

As lentes de contato são opção para quem tem problema na vista mas não quer ou não pode usar óculos. No entanto, é necessário ter muito cuidado e atenção na hora de escolher a lente ideal, segundo afirma o médico oftalmologista Carlos Aterje.

“Elas são feitas para correção visual em pacientes que têm miopia, astigmatismo, hipermetropia e, atualmente, até presbiopia, que é dificuldade em ver de perto. Existem também lentes para que a pessoa enxergue de longe e de perto, são as gelatinosas, extremamente confortáveis”, explica.

- Publicidade -
Consultar oftalmologista é fundamental antes de usar lentes de contato.

O dr. Aterje também esclarece sobre as principais diferenças entre as lentes de contato gelatinosas, rígidas e esclerais, bem como a utilização correta de cada uma. “Antigamente, as lentes rígidas eram mais desconfortáveis e tinham um período de adaptação mais prolongado. Atualmente, existem lentes esclerais e semi-esclerais, que são muito mais confortáveis. A pessoa não sente nenhum incômodo e possui uma visão mais nítida. Esse tipo de lente é muito indicada nos casos de ceratocone, uma doença da córnea que causa deformação na visão e faz com que  a pessoa veja muito desfocado e  sem nitidez”.

Existem também as lentes de contato que são utilizadas por motivos estéticos, para mudança da cor dos olhos. Mas é preciso passar por uma avaliação médica antes de adquiri-las. Isso porque podem causar sérios problemas caso a utilização seja feita de maneira incorreta. “Primeiro é preciso passar por uma consulta oftalmológica, verificar se não tem blefarite ou conjuntivite alérgica, que possa contra-indicar o uso de lentes. Lentes de contato só podem ser indicadas por oftalmologistas e nunca usadas por conta própria ou com indicações da internet. Elas requerem rigoroso controle semestral. Além disso, se surgir qualquer tipo de irritação deve-se procurar o oftalmologista imediatamente. Lentes usadas sem esses cuidados podem causar problemas de infecção, úlceras e até perda a visão”, finaliza.

- Publicidade -

O Centro Oftalmológico Carlos Aterje fica na rua Ceará, 188, Centro. Mais informações pelo telefone 3722-2808.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!