- Publicidade -
15.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Dr. Carlos Aterje explica perigos da toxoplasmose

- Publicidade -
Segundo dr. Carlos Aterje, toxoplasmose pode causar perda total da visão.

Ações simples, como comer uma fruta ou cuidar de um gato, podem esconder um grande perigo: a toxoplasmose. O protozoário causador da doença, toxoplasma gondii, está presente no cotidiano, em alimentos mal lavados, carnes cruas e nas fezes dos felinos.

Os gatos são hospedeiros do verme, por isso é importante que seus donos tenham atenção e cuidado constantes, como explica o médico oftalmologista Carlos Aterje. “A prevenção é sempre o mais importante: comer verduras lavadas, carnes ao ponto, ou bem passadas, principalmente de porco e carneiro, e não consumir carne crua. Quem tem gato deve levá-lo sempre ao veterinário para tratar possíveis verminoses”.

- Publicidade -

O dr. Aterje ainda explica que os danos causados pela infecção variam de leves até perda da visão. O protozoário, quando se hospeda nos olhos, pode causar inflamação na retina, coroide, íris, corpo ciliar ou outras áreas. “Essa inflamação normalmente destrói o local onde está. Se fica em uma área da visão central, perto do nervo ótico ou da mácula, que é a região que mais enxerga do olho, pode causar até perda total da visão”.

O tratamento, feito geralmente com ácido folínico, sulfadiazina e darapim, dura pelo menos dois meses. A infecção também pode ser congênita, transmitida de mãe para filho durante a gravidez. “Muitas vezes a criança nasce cega. Tem catarata, cicatriz na retina, na mácula, e a criança vai perder a visão. Pode dar problemas cerebrais também”, alerta dr. Aterje.

O principal sintoma da doença é a diminuição da visão. Assim que houver qualquer problema, a recomendação é que um médico oftalmologista seja imediatamente procurado.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!