- Publicidade -
16.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Vereadores questionam Executivo sobre inclusão de temas relacionados a gênero e diversidade nas escolas

- Publicidade -
Vereadores apresentaram documento assinado pelo prefeito em 2016 que prevê discussão do tema nas escolas públicas.

Após as recentes discussões envolvendo os comentários do vereador Ricardo Sabino (PSDB) sobre questões de gênero, os vereadores Maria Cecília Opípari e Paulo Tadeu, ambos do PT, aproveitaram a sessão realizada na última terça-feira (9) para enviar ao Executivo um pedido de informações. Eles querem saber como a secretaria de Educação pretende implementar propostas que efetivem temas de gênero e diversidade nas escolas públicas municipais.

De acordo com os próprios vereadores, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), durante a campanha eleitoral, assinou um documento com o Coletivo Educação, que previa a inclusão do tema na grade curricular. “Teve muita polêmica com relação a isso e ficamos surpresos com todas estas discussões. Na semana passada, nós usamos a tribuna para mostrar que o prefeito, enquanto ainda era candidato, assumiu o compromisso de discutir estes temas e agora queremos saber qual a proposta da atual administração para abordar as questões de gênero no município”, pontuou Ciça.

- Publicidade -

O documento é uma carta de compromisso com a educação, que declara que os candidatos a prefeito nas eleições 2016, caso eleitos, deveriam cumprir os pontos listados devido à relevância e centralidade para melhoria da educação pública em Poços de Caldas. Entre os itens destacados está “garantir e ampliar o desenvolvimento de propostas para efetivação das leis 10.639, 11.645 e temas voltados a questões de gênero e diversidade”.

A pedido da vereadora Lígia Podestá (DEM), os requerimentos de todos os parlamentares não foram discutidos durante a sessão, ainda que o presidente da Casa, Antônio Carlos Pereira (DEM) tenha seguido a regra de abrir espaço para debate. Sem pronunciamento por parte dos outros vereadores, o pedido de informações foi votado.

- Publicidade -

Apesar de estar na mesa durante a leitura do requerimento, pouco antes do início da votação, Ricardo Sabino se retirou. Ele retornou assim que os outros parlamentares aprovaram o pedido, com 12 votos favoráveis.

Uso da tribuna

- Publicidade -

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o ofício enviado à Câmara pela mestranda em Educação e Pesquisadora de Gênero e Juventude, Andréa Benetti, solicitando o uso da tribuna para expor as recentes explanações do vereador Ricardo Sabino.

O pedido foi aprovado por unanimidade, inclusive pelo próprio Ricardo, que havia comentado na semana passada sobre seu voto. “Eu não tenho a menor dificuldade em votar a favor do uso da tribuna, justamente porque aqui é a casa do povo. Eu sou a favor da democracia. Voto, com muita tranquilidade, para que eles tenham o espaço deles e se manifestem”.

De acordo com Antonio Carlos, agora será analisada a lista de ofícios para uso da tribuna aprovados pelos vereadores e, assim que possível, marcada uma data para que Andréa esteja no local. Outro ofício semelhante, encaminhado ao Legislativo pela historiadora e militante Lilian Venceslau, será votado na sessão da semana que vem.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!