- Publicidade -
16.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Trânsito: Prefeitura desenvolve ações educativas

- Publicidade -
Em entrevista, Sansão falou sobre projetos da secretaria de Defesa Social.

O secretário municipal de Defesa Social, Marcos Sansão, conversou com o Uniação sobre as principais ações que estão sendo realizadas no trânsito de Poços de Caldas. Educação, agentes, multas, obras e sincronização dos semáforos foram alguns dos temas abordados.

Leia a entrevista:

- Publicidade -

Uniação: A secretaria tem algum projeto educativo?

Estamos trabalhando muito forte nas escolas, com um projeto de educação no trânsito. Estamos entrando agora com um projeto através da Lei Rouanet, a gente conseguiu uma peça de teatro de dez apresentações na cidade, voltada a educação no trânsito. Vamos colocar essa peça nas escolas, ensinar para a criança como é o trânsito, ensinar os direitos e deveres do pedestre. A gente vê que não é só o motorista que erra. Os pedestres erram muito mais que os motoristas. No entroncamento da rua Prefeito Chagas e da Francisco Salles com a rua Assis, a quantidade de gente que atravessa no sinal verde, que não atravessa na faixa, não olha para atravessar, é um causador de acidentes muito grande.

- Publicidade -

Uniação: E quanto aos adolescentes?

Com os adolescentes a gente vai trabalhar nas escolas também. Conseguimos uma parceria com a OAB Jovem, que vai levar uma conversa mais séria com os adolescentes, a respeito das leis.

- Advertisement -

Uniação: Há algum trabalho permanente de educação dos motoristas?

As campanhas de trânsito, de Carnaval, da questão de beber e dirigir, mas a gente não tem uma campanha efetiva para o pessoal que já está habilitado.

Uniação: Os agentes de trânsito receberam muitas críticas, desde que começaram a trabalhar. Como você vê essa questão das multas?

As multas têm que ser consistentes, quando houver infração realmente. Quando a pessoa exceder o tempo da Zona Azul o agente de trânsito vai poder dar multa, quando a pessoa parar em vaga de carga e descarga, na vaga de idoso, de deficiente, aí sim eu quero que eles façam o auto de infração. Não quero que façam com o intuito de aumentar o caixa da secretaria. O intuito nosso é educação.

Uniação: Já a Guarda Municipal tem feito um trabalho diferente, o Praça Segura. Como é esse projeto?

O número de guardas municipais é insuficiente. Uma cidade com quase 200 mil habitantes tem 83 guardas só, sendo que nós temos quase 70 unidades educacionais e quase 80 unidades de saúde, que a Guarda Municipal, tendo postos fixos, não dá conta de vigiar. Então eu os coloquei em um trabalho mais de ronda e que fizessem essa operação Praça Segura, porque essa é uma das reivindicações da população. Antigamente, a praça estava sendo ocupada por usuários e traficantes de drogas. Fizemos várias batidas, e elas vão ser rotineiras.

Uniação: Uma das primeiras ações da sua gestão foi derrubar aquele canteiro da avenida João Pinheiro, próximo à Fepasa.

Era um canteiro que destruía abruptamente a terceira faixa da João Pinheiro. Aquilo lá ficou perigoso. Nós vamos fazer outras alterações no trânsito, de coisas que foram completamente equivocadas na administração passada. Uma é ali no Posto Pampa, onde tem uma falsa rotatória, um traffic calming, lombada, só faltou porteira e mata burro ali. Nós temos um erro gravíssimo e perigosíssimo, que é na avenida Irradiação com a rua Canadá. Nós vamos corrigir, isso é uma reivindicação da população e vamos corrigir com urgência. Estamos com o Daniel Furtado, que tem uma experiência muito grande no trânsito, trabalhou durante 20 anos na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.

Uniação: A sincronização dos semáforos também é uma reivindicação popular.

Nós temos 90% dos semáforos da cidade de uma empresa só, e era para ser completamente sincronizados. Parece que na administração passada a secretaria não estava sincronizada com a empresa, que parou de vir à cidade fazer a manutenção dos semáforos. A manutenção ficou só com a secretaria, que fez adaptações nos semáforos. Hoje, um semáforo não lê o outro. Teriam que ser equipamentos inteligentes.  Eu chamei a empresa para voltar aqui para Poços e eles já deram manutenção preventiva, mas nos deram um custo muito alto para recuperar todos os semáforos da cidade. O sincronizador é um equipamento caríssimo. Estamos agora buscando outras alternativas, outras marcas, outras empresas.

Uniação: Quais os próximos passos no trânsito?

Nós estamos preparando alguns projetos para a cidade, que não posso falar agora, mas que vão modificar bastante o trânsito e melhorar muito. Hoje, a Prefeitura está passando por uma situação delicada. Vamos passar um ano mais difícil e depois a gente vai poder ter mais dinheiro propriamente dito para poder fazer essas modificações no trânsito, que vão ter um diferencial muito grande na cidade.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!