sábado , 24 junho 2017
Últimas Notícias
App Poços Já

Prefeito defende reajuste do IPTU


O prefeito Sérgio Azevedo confirmou que estuda a reavaliação do valor venal dos imóveis de Poços de Caldas. A medida, que teria como impacto o aumento do IPTU, foi assunto da entrevista coletiva realizada semana passada na Prefeitura.

De acordo com Sérgio, é necessário fazer uma reavaliação do valor venal dos imóveis da cidade porque os valores atuais estão defasados. “São mais de 30 anos que não se faz essa reavaliação do valor do imóvel. Eu convido qualquer um a pegar e ver se venderia o imóvel pelo valor que está lá”, pondera.

A Prefeitura está estudando o procedimento e a proposta será encaminhada à Câmara Municipal para votação. O valor venal corresponde ao preço pelo qual o imóvel é comercializado em condições normais de mercado. Para cálculo, são considerados fatores como tamanho do terreno, localização e área construída.

A atualização do valor tem como principal consequência o aumento do imposto. Porém, segundo o prefeito Sérgio, pode ser que em alguns casos ocorra o contrário. “Quando você fala em revisão do plano de valores, ele pode ser para cima ou para baixo. Eventualmente, não se mexe somente no valor do imóvel. Pode acontecer de ter uma coisa injusta ali e você estar pagando mais do que deve. É difícil, mas pode acontecer”, finaliza.

Magistério

O reajuste do IPTU seria a forma encontrada pela Prefeitura para arcar com os custos do pagamento do piso salarial do magistério. A proposta feita ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv), que move um processo na Justiça do Trabalho desde 2015 contra o Executivo, seria de cumprir a lei em duas parcelas, com conclusão em 2019. Em assembleia realizada semana passada, os servidores recusaram a ideia. A forma como seria feito esse aumento de imposto não foi esclarecida oficialmente pelo prefeito.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.