- Publicidade -
19.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Vereadores encaminham denúncia contra prefeito a Tribunal de Contas e Ministério Público

- Publicidade -

 

Prefeito é presidente da Coopoços (foto: Juliano Borges/Poços Já).

A denúncia de que o atual prefeito, Sérgio Azevedo, e alguns secretários municipais estariam acumulando funções entre o poder público e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de Poços de Caldas (Coopoços) voltou a ser discutida na sessão da Câmara desta terça-feira (4). O assunto já havia sido pauta quando o vereador Paulo Tadeu (PT) apresentou um pedido de informações questionando a legalidade da permanência dos membros do Executivo na cooperativa.

- Publicidade -

“Eu entendo que eles vão sair, querendo ou não, porque isso vai ser uma decisão judicial. Nós já apresentamos um pedido de info

rmações com base na Constituição e na Lei Orgânica do Município. Agora, estou apresentando uma nova legislação que trata do conflito de interesses. Embora eu tenha obtido do Governo Federal, se aplica também aos estados e municípios, demonstrando claramente que a situação de acúmulo de funções na Prefeitura e na Coopoços é inaceitável, absolutamente ilegal e inconstitucional”, declarou o vereador.

- Publicidade -

De acordo com Paulo, o pedido de informações, assinado por ele e pela também vereadora Maria Cecília Opipari (PT), deve ser encaminhado à Prefeitura, mas a documentação com a denúncia será enviada diretamente ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público para análise. Ele ainda ressaltou que existe incompatibilidade entre o acúmulo de funções e cargos, uma vez que a Coopoços contrata a Prefeitura para realizar alguns serviços. “Temos uma situação em que o prefeito é contratante de si mesmo. O secretário da Fazenda, que analisa a situação financeira da cooperativa, ao mesmo tempo libera recursos para a cooperativa, uma secretária de Administração que administra os dois polos e o controlador geral do município que é diretor de crédito da cooperativa”, explica.

O requerimento foi aprovado e será encaminhado ao Executivo. O prazo mínimo de respostas é de 20 dias, podendo ser prorrogado, através de pedido enviado pela Secretaria de Governo e votada pelos vereadores, por mais 20.

- Publicidade -

A reportagem do Poços Já tentou entrar em contato com o prefeito Sérgio Azevedo, mas foi informada de que ele estaria em reunião. A secretaria de Comunicação da Prefeitura alegou que não responde por assuntos pessoais.

Lei Federal n°12.813

O documento apresentado como base para o questionamento dos vereadores é a lei federal 12.813, de 16 de maio de 2013.

De acordo com o artigo 1° da lei, “as situações que configuram conflito de interesses envolvendo ocupantes de cargo ou emprego no âmbito do Poder Executivo federal, os requisitos e restrições a ocupantes de cargo ou emprego que tenham acesso a informações privilegiadas, os impedimentos posteriores ao exercício do cargo ou emprego e as competências para fiscalização, avaliação e prevenção de conflitos de interesses regulam-se pelo disposto nesta Lei”.

O documento inteiro pode ser acessado através deste link.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!