domingo , 23 abril 2017
Últimas Notícias

Estudos mostram que repetição é ferramenta importante no aprendizado de novas línguas

Usk Callan Method, escola de idiomas de Poços de Caldas, prova eficiência das repetições na fixação do conteúdo.


USK já tem mais de cem alunos matriculados, em apenas três meses.

A USK Callan Method, escola de idiomas de Poços de Caldas, foi inaugurada em janeiro e já tem mais de cem alunos. Grande parte do sucesso é atribuída à eficiência do método, baseado em repetições e revisões constantes.

A técnica da repetição é usada desde cedo, já no aprendizado da língua materna. Por reproduzir as palavras emitidas pelos pais, as crianças começam a balbuciar os primeiros sons, que se transformam progressivamente em sílabas, palavras e frases. O criador do método utilizado na USK, Robin Callan, diz: “O segredo do sucesso em aprender um novo idioma é repetir, repetir, repetir, repetir e falar sem pensar, diariamente”.

O coordenador pedagógico da USK, J. Júnior, explica mais sobre o assunto. “Dominar um idioma é primeiro uma questão de fala e, em seguida, de escrita. Por isso, a prática oral é imprescindível no ensino de idiomas. Através da repetição, os alunos da USK têm a oportunidade de produzir novos sons – o ‘th’ aspirado do inglês, por exemplo -, aprimorando também a pronúncia”.

Robin Callan, criador do método (foto: divulgação).

Pesquisas

O psicólogo educacional norte-americano Jere Brophy, em pesquisa sobre ferramentas para melhoria no desempenho dos alunos, chegou à seguinte conclusão: “o desenvolvimento de conhecimentos básicos e habilidades para o desempenho automático e sem erros requer uma grande quantidade de drills (repetições) e muita prática. Essas atividades são tão essenciais para o desempenho intelectual criativo como o são para a performance de um excelente violinista, por exemplo”.

Outro levantamento que comprova a eficácia do método foi realizado com 85 estudantes e publicado no artigo Memory and Related Learning Principles. Independentemente da orientação prática ou teórica do estudo, os melhores resultados foram obtidos por alunos submetidos à prática sistemática de repetições, como pode ser visto na tabela abaixo.

Tempo Porcentagem do material lembrado pelos alunos que não praticaram a repetição Porcentagem do material lembrado pelos alunos que praticaram a repetição
7 dias 33% 83%
63 dias (nove semanas) 14% 70%

Usk Callan Method

Para conhecer o método, entre em contato com a USK pelos telefones (35) 3713-8313 ou 9 9945-7873. O endereço é rua São Francisco, 81 – bairro São Benedito.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.