- Publicidade -
15.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

DMAE realiza plantio de mais de duas mil árvores na ETE 1

- Publicidade -

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) vai plantar mais de duas mil árvores no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 1), localizada no bairro Córrego D’antas. A medida foi tomada depois que a autarquia percebeu que uma das grandes preocupações de quem reside próximo ao local é com relação ao odor a ser gerado no processo de tratamento de esgoto, após a Estação entrar em funcionamento.

- Publicidade -

Visando minimizar os impactos ambientais e recuperar a biodiversidade do local, o DMAE está criando uma “cortina arbórea” no entorno da Estação, o que, junto com os queimadores de gases já existentes, minimizará ainda mais o odor nas proximidades, seguindo normas legais determinadas pela Superintendência Regional do Meio Ambiente (SUPRAM).

“O DMAE tem como atividade o saneamento ambiental e por isto, todas as nossas ações buscam o compromisso de tratar a água e o esgoto, sem esquecer de ações que contribuam para reduzir os impactos ao meio ambiente e preservando a qualidade de vida da população. A ETE 1 é uma das nossas maiores obras e que segue este nosso compromisso” afirma o diretor Antônio Roberto Menezes.

- Publicidade -

Novecentas mudas de vinte espécies nativas foram adquiridas em parceria com o Horto Municipal e mil e trezentas unidades de dezoito espécies nativas cedidas pelo Horto Florestal da Mineração Curimbaba. As atividades de reflorestamento tiveram início em outubro de 2016, seguindo com a roçada, a limpeza, a capina, a abertura de covas e o plantio das mudas, criando área de preservação permanente (APP).

ETE 1

- Publicidade -

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 1), em construção no bairro Córrego Dantas,  deverá garantir, após inaugurada, o tratamento de 100% do esgoto coletado na cidade.  Segundo estudos técnicos, a Estação irá processar 70% e o restante (30%) já é processado na ETE 3- na Rodovia do Contorno. O projeto da ETE 1 é de 2007 e está orçado em R$ 5,8 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal e contrapartida de 45% do próprio DMAE. O cronograma prevê também, a compra de cerca de R$ 2 milhões em equipamentos. Depois de inaugurada, a ETE-1 funcionará em operação assistida, com supervisão de especialistas técnicos, por um período de seis meses, como forma de garantir o perfeito funcionamento do sistema. A previsão para o término da obra é o segundo semestre deste ano.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!