- Publicidade -
21 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Dia do Rullyan cadastra quase 1,5 mil doadores de medula óssea

- Publicidade -
Cadastro pode atender a cerca de 900 pacientes da fila de espera.

Mais de mil e quatrocentas pessoas compareceram à sede da Caldense durante este sábado (11) para realizar o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A campanha “Dia do Rullyan” tem o propósito de encontrar um doador compatível com o empresário Rullyan Carlos de Assis, de 48 anos, que foi diagnosticado um tipo raro de leucemia em junho do ano passado.

“A gente está na expectativa de encontrar um doador e espera encontrar nessa campanha. Três semanas antes a gente começou a campanha no Hemocentro, com horário estendido, e esperávamos que pelo menos 500 pessoas fizessem o cadastro hoje, até agora foi tudo um sucesso, a gente já bateu mais de mil cadastrados só hoje”, declara Paloma Sanches de Assis, esposa de Rullyan.

- Publicidade -

A professora ainda ressalta a importância do cadastro para outras famílias que também esperam por um transplante. “A gente sabe que nossa campanha é uma campanha estendida. Não é uma campanha só nossa, é uma campanha de muitas mães, esposas, maridos, enfim,  pessoas que estão na mesma angústia que a gente. Porque a gente nunca sabe se a pessoa que está esperando vai conseguir aguentar até a hora de chegar um doador”, desabafa.

Dia do Rullyan foi realizado na Caldense.

A estudante de direito Bianca Braziel foi uma das 1.471 pessoas a se cadastrar para doar medula óssea. “Fiquei sabendo pela campanha que foi feita nas redes sociais, me comovi muito com a história dele. A campanha foi de grande importância pois serviu não só pra ajudar ele, mas muitas outras pessoas que precisam da doação de medula, fiquei muito feliz em tomar o primeiro passo e agora estou torcendo pra que seja compatível com alguém!”.

- Publicidade -

Segundo a coordenadora da unidade do Hemocentro em Poços de Caldas, Cibele Angélica de Souza Spina, hoje quase 900 pessoas aguardam por um transplante de medula óssea no Brasil. “O Rullyan foi o grande motivador, a alma desta campanha. Desde que a família dele nos procurou para pedir ajuda na campanha, nossos números de doadores de sangue aumentaram muito, o que é muito importante e a gente espera que, no meio de tantas doações, a gente consiga encontrar doadores compatíveis para todos aqueles que estão precisando no Redome”, explica.

Para se cadastrar

- Publicidade -

Os interessados em fazer cadastro para doação de medula óssea devem procurar o Hemocentro. Os pré-requisitos são: ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não ter nenhuma doença sexualmente transmissível. No ato de cadastro são retirados 5ml de sangue que serão enviados para teste. Caso seja compatível com algum paciente, o doador é informado sobre o procedimento.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!