- Publicidade -
24.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Aumenta procura pela vacinação contra febre amarela

- Publicidade -

A fila para vacinação contra a febre amarela em uma sala de vacinas, localizada no Centro de Poços de Caldas, estava quase dobrando a esquina na manhã desta quinta-feira (9). A procura aumentou depois que a Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (9), a morte de um macaco vítima da doença. O animal foi enviado à Fundação Oswaldo Cruz para análise e o resultado foi positivo.

- Publicidade -

A administradora Melissa Gabriela Bizzoni chegou ao local por volta das oito e meia da manhã para tomar a vacina e comentou que já planejava tomar a segunda dose. “Eu já tinha checado minha carteira de vacinação e verificado que não tinha tomado a segunda dose dessa vacina. Faz mais de um mês que eu estava planejando, mas depois dessa notícia de ontem, foi um reforço mais para eu vir procurar essa vacinação o mais rápido possível”.

Já a analista financeira Manoela da Silva Santos confessa que não se lembra de ter tomado a vacina, mas decidiu procurar depois do alerta da Secretaria de Saúde. “Eu vim depois de ver a notícia mesmo, não tinham nem planejado, foi mais por uma precaução. Nunca tomei a vacina contra Febre Amarela, que eu me lembre”, declara.

- Publicidade -

Medidas

O Secretário de Saúde, Carlos Mosconi, informou, na tarde desta quarta-feira (8) que a vacinação contra febre amarela será intensificada no município e os postos de vacinação serão abertos aos finais de semana. De acordo com a nota oficial emitida pela prefeitura, “não haverá falta de vacina e os estoques existentes são suficientes para atender a demanda e sua reposição garantida”.

- Publicidade -

Ainda não houve registro de casos de febre amarela em humanos em Poços de Caldas.

Quem pode se vacinar?

Em situações de emergência, a vacina contra febre amarela pode ser administrada em bebês a partir dos 6 meses. No entanto, o indicado é que crianças de 9 meses sejam vacinadas pela primeira vez e, posteriormente, recebam um segundo reforço aos 4 anos de idade. A vacina tem 95% de eficiência e demora cerca de 10 dias para garantir a imunização já após a primeira aplicação.

Pessoas com mais de 5 anos de idade devem se vacinar e receber a segunda dose após os 10 anos. Já idosos precisam ir ao médico para avaliar os riscos de receber a imunização.

Por causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo.

Relação dos postos de vacinação em Poços de Caldas

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!