- Publicidade -
19.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Ex-paciente implanta Banco de Perucas para mulheres vítimas de câncer

- Publicidade -
Patrícia doa perucas para pacientes do Unacon.

Em maio de 2015 a esteticista Patrícia Gil foi diagnosticada com câncer de mama. A primeira suspeita de que algo não estava bem veio por parte de seu marido, que notou uma diferença entre seus seios enquanto ela se trocava. “Marquei um exame assim que vi, fiz mamografia e também um exame de pulsão. Quinze dias depois fiquei sabendo do resultado e surtei, pensei que fosse morrer”, relembra.

Extremamente vaidosa, um dos momentos mais difíceis de todo tratamento foi a perda do cabelo durante as sessões quimio e radioterapia. O que não faltou foi o apoio de amigas e da família. Algumas chegaram a se juntar e cortaram os próprios cabelos para confeccionar uma peruca para Patrícia. O resultado final foi gravado em um vídeo emocionante.

- Publicidade -

Hoje, depois de acabar o tratamento e se ver curada, Patrícia foi nomeada embaixadora da Fundação Laço Rosa, uma entidade de apoio às pacientes  com câncer de mama. Animada em ajudar outras mulheres que hoje passam pelo que mesmo problema, Patrícia trouxe o Banco de Perucas para Poços de Caldas. “A gente tem esse Centro Oncológico que atende outras cidades da região e tem uma grande demanda de outras cidades. Achei interessante trazer o projeto para cá porque a procura por próteses, perucas e lenços é grande”, explica.

De segunda a quarta-feira ela fica na Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), das 7h30 às 11h30, onde aborda pacientes e explica sobre o projeto. Desde novembro do ano passado já doou 20 perucas, além de receber também mechas de cabelos que envia para a confecção de perucas no Rio de Janeiro (RJ). “É tudo feito no Rio de Janeiro, a fundação tem um projeto que chama ‘Força na Peruca’ que visa a formação de pessoas que vivem em áreas de risco da cidade, vivem em comunidades e que tem uma condição financeira baixa. Então pegam esse grupo de pessoas que queiram aprender o ofício da perucaria, ensinam essas pessoas carentes a fazerem o curso, a se tornarem profissionais peruqueiros. Essas perucas são doadas para pacientes que estão passando pelo processo de câncer”, ressalta.

- Publicidade -

Apesar da dedicação da esteticista em ajudar os pacientes, quando ela fala sobre o assunto faz questão de agradecer. “É uma forma de agradecimento, de poder estar fazendo o mesmo bem que foi feito para mim. É a corrente do bem, pessoas que se juntam, que se unem pra poder fazer o bem comum. Venho para cá muito feliz. Costumo dizer que me realizo, deixo todos os meus problemas lá fora e aqui eu esqueço que eles existem porque consigo me doar, praticar o bem. As pessoas precisam de ajuda? Precisam, mas isso faz mais bem para quem está ajudando do que pra quem está recebendo, sem dúvida nenhuma”, finaliza.

Quer ajudar?

- Publicidade -

O Banco de Perucas de Poços de Caldas funciona de segunda a quarta-feira, das 7h30 às 11h30, dentro do Unacon. Segundo Patrícia, a pessoa que quiser doar pode ir em qualquer salão da cidade e cortar uma mecha de, pelo menos, 20 centímetros. “Precisa amarrar o cabelo num rabo de cavalo com elástico e fazer corte. Depois é só trazer a mecha aqui, ainda amarrada no elástico, seca e dentro de um saco plástico. Se estiver molhada, pode mofar e não tem como aproveitar”.

As mechas são enviadas para a Fundação Laço Rosa, no Rio de janeiro.

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!