- Publicidade -
19 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

“Nossa missão é deixar a cidade mais bonita não só para os turistas, mas para a população”, afirma secretário de Serviços Públicos

- Publicidade -

O ex-assessor parlamentar da Câmara dos Deputados, Thiago Biagioni Ribeiro, assumiu em janeiro a secretaria de Serviços Públicos de Poços de Caldas. Em entrevista ao Poços Já, o secretário falou sobre as dificuldades que tem enfrentado à frente da secretaria, como a diminuição de funcionários, e as mudanças que está implantando desde o início da gestão.

- Publicidade -

Poços Já: Quais são os principais desafios de estar à frente da Secretaria de Serviços Públicos?

Thiago: Nós encontramos muita dificuldade, principalmente a questão da diminuição de funcionários, porque a administração passada fez terceirizações de serviços. Então, muitos servidores que estavam na nossa secretaria passaram para outras secretarias e agora nós temos um déficit de funcionários. Estamos recrutando de volta esses funcionários para que a gente possa dar mais eficiência aos trabalhos da secretaria. Estamos tendo também muita dificuldade no que diz respeito aos materiais, temos uma estrutura precária de materiais para trabalhar, de equipamentos e até de uniformes para os funcionários.

Poços Já: O que você gostaria de fazer, a princípio?

Thiago:  A gente precisa melhorar a questão da coleta seletiva do lixo, melhorar as condições do Cemitério Municipal, que também é nossa responsabilidade, do velório. É uma secretaria muito complexa. Acredito que seja a secretaria mais complexa por conta da diversidade dos tipos de serviços que são prestados. Contamos com cerca de 500 funcionários para muitos serviços, mas com muito planejamento a gente vai conseguir fazer um trabalho de qualidade dentro da secretaria.

Poços Já: Uma das primeiras ações da secretaria sob sua gestão foi a limpeza dos bueiros da cidade, esse serviço continua?

Thiago: Sim, a princípio nós estamos supervisionando os locais mais críticos. Iniciamos, logo na primeira semana, através de um decreto do prefeito, a limpeza de praticamente todos os bueiros da região central e áreas de bairros onde tem possibilidade de alagamento, foi um serviço em conjunto com o DMAE e que se estende até hoje. Todo dia a equipe da Secretaria de Serviços Públicos trabalha no horário das 0h até 6h, limpando esses bueiros que, mesmo sendo bueiros inteligentes, precisam de manutenção constante porque existe uma gaiola, uma rede que não permite que objetos caiam dentro do bueiro. Precisa dar manutenção constante e nossa força de trabalho faz isso diariamente.

Poços Já: É possível, através desta limpeza, ver se os bueiros eram limpos com regularidade?

Thiago: A gente verifica que, realmente, grande parte desses bueiros faziam muito tempo que não recebiam limpeza. Tinha alguns que nós chegamos a retirar praticamente cinco sacos de terra. Então isso mostra que realmente fazia um bom tempo dessa manutenção. Também fizemos na Zona Sul, no bairro Kennedy II, uma intervenção junto com o DMAE, onde a gente desassoreou na rua Platina o córrego que passa logo na entrada do bairro e fizemos alguns serviços de limpeza geral na cidade, em calçadas e também terrenos e áreas publicas.

Poços Já: Um dos principais questionamentos da população é quanto à fiscalização dos ambulantes. Como fica essa situação?

Thiago: Sim, foi aprovado no final do ano passado o novo Código de Posturas, que disciplina todas as ações de convívio entre a sociedade e o poder público. Estas leis vão desde a utilização dos espaços, e nós vamos, a partir desse ano, poder dar eficiência a esse trabalho. Temos dez fiscais que trabalham durante toda a semana e se revezam durante sábados, domingos e feriados para a gente estar tendo mais eficiência no cumprimento dessas leis.

Poços Já:  Recentemente uma árvore caiu na avenida João Pinheiro, você pretende fazer um estudo das árvores com risco de cair para retirá-las?

Thiago: Grande parte das árvores que estão no Centro, principalmente na avenida João Pinheiro, são árvores que foram plantadas, praticamente, 50 anos atrás, algumas até mais. Então vamos fazer um trabalho de verificar a situação de cada uma delas e também, além de promover a poda, fazer a retirada daquelas que apresentam risco de queda.

Poços Já: O que você considera que será a marca da sua gestão aqui na secretaria?

Thiago: A nossa missão aqui é deixar a cidade cada vez mais bonita, mais linda, mais aconchegante, não só para o turista, mas também pra população, para aquelas pessoas que vivem aqui e não só na região central, mas também nos bairros. É uma determinação do prefeito de que todo trabalho seja envolvido nos bairros, com criação de espaços como hortas comunitárias, praças, centros de convivência. Então estamos muito preocupados com isso. O grande objetivo é deixar a cidade mais limpa e mais bonita para que a gente possa conviver bem.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!