- Publicidade -
16.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Hemocentro funciona em horário especial para cadastro de medula óssea

- Publicidade -

A unidade do Hemominas em Poços de Caldas funcionará nos próximos sábados, 21 e 28 de janeiro e 4 de fevereiro, das 8h às 18h, com o propósito de fazer o cadastro de pessoas interessadas em doar medula óssea. Para se inscrever no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o candidato precisa ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não ter nenhuma doença sexualmente transmissível. No ato de cadastro são retirados 5ml de sangue que serão enviados para teste. Caso seja compatível com algum paciente, o doador é informado sobre o procedimento.

De acordo com a coordenadora do local, Cibele Angélica de Souza Spina, Poços tem apresentado grande número de compatibilidade de doadores com outras cidades do país, mas alguns dos cadastrados se recusam a fazer a doação quando contatados pela instituição. “A pessoa precisa ter certeza que quer fazer o cadastro. Esse cadastro vai para um banco nacional que chama Redome e para um banco internacional, a doação em si não acontece em Poços de Caldas. Uma vez compatível com algum paciente, o doador faz testes confirmatórios e viaja para algum centro em Campinas, São Paulo, Belo Horizonte ou outra cidade. É um procedimento rápido e todos os custos são pagos pelo Ministério da Saúde”, explica.

- Publicidade -

Cibele também chamou atenção para o caso de Rullyan Carlos de Assis, empresário diagnosticado em junho do ano passado com um tipo raro de leucemia e que precisa de um transplante de medula óssea. “O Rullyan é uma pessoa que está motivando as outras a virem fazer esse cadastro. É excelente que haja essa motivação, mas pena que tem uma pessoa doente. O ideal seria que as pessoas fizessem o cadastro pensando que um dia alguém pode precisar”, alerta.

Segundo ela, a maioria das pessoas ainda tem dúvidas quanto ao procedimento de doação. “A doação nada mais é que uma punção na região do quadril. A pessoa sente que está tomando uma injeção e recebe anestesia no local. São retirados 40ml do tutano do osso, que não tem nada a ver com a medula espinal. Muitas pessoas acham que podem acabar ficando tetraplégicas por fazer a doação, isso não é verdade. Alguns chegam a dizer que preferem se resguardar, pois um dia alguém da família pode precisar de doação de medula, mas a medula pode ser doada a cada 15 dias, pois se regenera rápido. Por isso, a doação pode ser feita sem problemas”, finaliza.

- Publicidade -

A unidade do Hemocentro em Poços de Caldas fica na avenida José Remígio Prézia, 303, Jardim dos Estados, das 7h às 13h. A Campanha Dia R (Dia do Rullyan) será realizada na Caldense, no dia 11 de fevereiro.

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!