- Publicidade -
16.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Biblioteca das Thermas é reestruturada

- Publicidade -
14829516551c2f4587e48a8cec4eda75db0fd16b28
Local estará aberto ao público a partir desta quinta-feira (29).

A antiga biblioteca Orozimbo Corrêa Netto, nas Thermas Antônio Carlos, foi reorganizada e estará aberta a visitação a partir desta quinta-feira (29), às 14h, quando ocorre uma cerimônia de entrega. O processo de reestruturação do local começou em julho do ano passado e foi de responsabilidade da chefe de Serviços Termais e doutora em história, Jussara Marques Oliveira Marrichi.

“É uma das primeiras bibliotecas particulares, que foi montada entre o final do século dezenove e início do vinte e reúne obras do Pedro Sanches, Mário Mourão e dr. Benedictus, que a herdou do seu pai e aumentou a coleção ao longo da sua vida e depois a doou ao município”, explica Jussara.

- Publicidade -

Ela conta que descobriu a existência da biblioteca enquanto fazia pesquisas nas Thermas para sua tese Mestrado. “Quando eu comecei a fazer meu mestrado, percebi a importância histórica e cultural que existia naquele acervo, porque são obras raríssimas, de meados do século 19, que retratam a ideologia médica no Brasil e a formação das cidades balneárias no nosso país. Os livros estavam cada hora num lugar, o prédio tinha muitos problemas de infiltração e os livros chegaram a ficar molhados depois de uma forte chuva. Eu tinha que cuidar desses livros, afinal de contas o dr. Benedictus tinha doado isso para que o nome do Termalismo fosse engrandecido no nosso pais”, ressalta.

14829510260ce9ee9b892494115659d1a80b4f8c20
Livros foram catalogados no sistema online da Biblioteca Nacional.

Ao todo, uma equipe de dez servidores municipais se empenhou para que a biblioteca pudesse ser reaberta ao público. Com a ajuda de Maria das Dores Teodoro Nascimento, coordenadora das bibliotecas públicas de Poços, Jussara e sua equipe catalogaram os livros no sistema online da Biblioteca Nacional. Já o mobiliário, que possui peças originais da inauguração do prédio, foi restaurado.

- Publicidade -

Os livros, alguns sem datas, outros da metade do século 19, tinham vindo das precursoras cidades termais europeias como Vichy e Lyon, na França, Caldas da Rainha, em Portugal, e Baden-Baden, na Alemanha. Grande parte refere-se à história e formação das cidades hidrominerais brasileiras e européias também a partir da segunda metade do século 19.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!