- Publicidade -
16.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Dr. Carlos Aterje alerta para perigos da diabetes no olho

- Publicidade -
Oftalmologista Carlos Aterje atende diversos pacientes com diabetes
Oftalmologista Carlos Aterje atende diversos pacientes com diabetes

Quem possui diabetes deve fazer um controle muito grande da alimentação e principalmente realizar consultas preventivas. Esse mal acomete o organismo como um todo e atinge principalmente a visão. O ideal é fazer um controle da glicemia antes que esse problema chegue aos olhos, porém, como a tarefa não é fácil, é comum o diagnóstico de algum comprometimento na vista. Atualmente existem técnicas capazes de interromper o dano antes que ele faça o diabético perder visão. Quem explica o que chamamos de olho diabético é o oftalmologista Carlos Aterje, do Centro Oftalmológico Carlos Aterje.

“A diabete é uma doença sistêmica. Surge quando o organismo perde parte da sua capacidade de produzir insulina, que é importante para metabolizar o açúcar que nós comemos. Essa doença é classificada em dois tipos. O tipo um, que aparece em crianças e jovens, em que o organismo não produz insulina e a pessoa tem que fazer uso do medicamento para equilibrar o organismo. A outra é a diabete tipo dois, que se manifesta com o avanço da idade, sendo muito comum em idosos. Esse diabetes surge devido ao consumo excessivo de açúcar, fazendo com que o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina, reduza sua produção”, explica o médico oftalmologista.

- Publicidade -

Uma vez diagnosticada a doença, é preciso ficar atento a qualquer sintoma em todo o corpo, principalmente no olho. “nós chamamos de diabetes ocular, que pode acometer o indivíduo em várias etapas. A primeira delas nós chamamos de diabetes ocular não proliferativa. É quando identificamos alguns micro-aneurismas, hemorragias e exsudatos que aparecem no fundo do olho. Esses danos fazem com que a pessoa perca um pouco da visão. Outra etapa é quando identificamos a retinopatia proliferativa, neste caso a diabetes está em estado avançado, produzindo edemas na mácula, uma das regiões que mais fornecem visão à pessoa. Nesse estágio, se não tratado a tempo, a pessoa pode perder a visão”.

O quadro é assustador e quem possui diabetes deve fazer um controle rigoroso da doença. Entretanto, a medicina oferece alternativas para evitar que o diabético perca a visão se o diagnóstico for feito precocemente, mas vale lembrar que o dano já causado é irreversível. “Hoje existe uma série de tratamentos eficazes para interromper esses danos à visão e a maioria deles são feitos em clínicas, sem a necessidade de intervenções cirúrgicas. Com medicamentos anti-vegf, avastin, lucentis e outros, nós os injetamos dentro do olho melhorando o edema da mácula e gerando uma melhora visual muito boa.

“Para diabetes iniciais, onde são encontradas apenas micro hemorragias, nós indicamos a laser terapia, ou o que chamamos de panfotocoagulação. Essa técnica vai secar esses vasinhos que estão sangrando na retina. Com a fotocoagulação nós enxugamos esses vasos e controlamos o dano iniciado, impedindo que ele se espalhe. Lembrando que esse tratamento não recupera a visão perdida, mas evita um dano maior e após o tratamento, o paciente deve passar a fazer um controle rigoroso da glicemia para que o problema não volte mais a acometer a visão”.

Centro Oftalmológico Carlos Aterje fica na rua Ceará, 188, Centro
Centro Oftalmológico Carlos Aterje fica na rua Ceará, 188, Centro

É comum a pessoa diabética receber a notícia de que o diabetes começou a atingir o olho. Sendo informado disso, o paciente deve procurar um oftalmologista e muitas vezes, em estágios iniciais, é possível reverter o quadro sem intervenção alguma, apenas com um controle melhor da glicemia. Os tratamentos são indicados apenas quando são encontrados os problemas citados acima.

Para evitar essas doenças, o diabético deve fazer um controle rigoroso da glicemia, consultar um oftalmologista a cada seis meses. Outra doença muito comum n o diabético é a catarata sob capsular posterior, sendo de fácil tratamento e de boa recuperação. Neste caso é necessária a cirurgia.

A diabete é uma doença silenciosa e por isso muitas pessoas têm e nem sabem. Para isso é preciso ficar atento aos sinais e um deles está relacionado à visão. “Já recebi muitos pacientes que não tinham a diabetes diagnosticada e vêm com queixa de baixa visão, precisando de um grau de óculos significativamente maior que o habitual, o que é provocado por uma glicemia alta. Nesses casos não indicamos o óculos, pois o grau será errado. Encaminhamos o paciente para um especialista, ele faz o controle da diabete e muitas vezes esse grau volta ao normal”.

Além de ficar atento à qualidade da visão, o ideal é que pessoas com histórico familiar façam exames de sangue periódicos, a cada seis meses. Já quem não possui casos na família pode se consultar uma vez ao ano. Sintomas além do habitual como muita sede, vontade de urinar e muita fome podem ser sinais de diabetes.

Serviço

O Centro Oftalmológico Carlos Aterje fica na rua Ceará, 188, segundo andar. Mais informações pelo telefone 3722-2808.

Fonte: Revista Clínica

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!