- Publicidade -
15.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Após adiamento, área 3 da Zona Azul começa a funcionar hoje

- Publicidade -
dscf6741
Área 3 começa a funcionar nesta quarta-feira (21).

Começou a funcionar, na manhã desta quarta-feira (21), a área 3 da Zona Azul em Poços de Caldas. A implantação da nova subárea conclui o projeto de estacionamento rotativo no município. Com um total de 3.979 vagas espalhadas pelo Centro e por alguns bairros nas proximidades, a prefeitura afirma ter organizado o espaço na área central, propiciado a melhoria da logística, além de expansão das vagas de carga e descarga, bolsões para motocicleta, embarque e desembarque e também estacionamentos de curta duração.

Durante entrevista coletiva realizada em seu gabinete, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço ressaltou ainda que a instalação da Zona Azul ajuda a prestigiar o uso do transporte público na cidade. “Na prática, você vê que hoje, motivado pela organização do trânsito na zona central e na área 3, o transporte público  chega mais fácil na área central e sai mais fácil da área central, isso até já foi confirmado pela própria Circullare. O que nós esperamos é que haja uma conscientização, uma visão das pessoas, posteriormente, de que utilizar o transporte público é melhor do que sair de carro e deixá-lo na área 3, que é bem mais longe do centro”, comenta.

- Publicidade -

Já o secretário de Defesa Social, Luís Carlos Lima, aproveitou para esclarecer algumas críticas feitas ao serviço de estacionamento rotativo ter sido colocado em áreas residenciais. “Recebemos vários questionamentos sobre ter Zona Azul na Santa Casa. Agora vai ter vaga para quem vai na Santa Casa, o que acontecia é que os funcionários que trabalhavam em todo entorno ocupavam as vagas o dia todo e isso para uma área de serviços não é interessante porque não absorve esta demanda”, explica.

Lima ainda falou sobre algumas ruas do bairro Jardim dos Estados que chegaram a receber a marcação das vagas, mas foram excluídas do projeto final para a área 3. Uma delas é a esquina da Aquidauana com a Coronel Procópio, que teve um dos parquímetros queimado em um incêndio criminoso na última semana.”Nós ainda não havíamos concluído o processo, apenas instalado alguns parquímetros e sinalizações, muitas ainda não estavam nem numeradas, mas as que haviam sido numeradas já foram retiradas”, afirma.

- Publicidade -

Zona Azul

O contrato de vigência entre a Prefeitura e EXP, empresa vencedora do processo licitatório, começou a vigorar em janeiro deste ano, tendo as subáreas 1 e 2 instaladas em junho e setembro, respectivamente. Com a implantação da área 3, o serviço de estacionamento rotativo passa a contar com um total de 3.979 vagas.

- Advertisement -

De acordo com Sérgio Iran Soares, diretor de assuntos institucionais da EXP, até o momento já foram investidos mais de R$6 milhões na implantação e execução do projeto da Zona Azul. “O pagamento inicial foi de R$1,7 milhões na assinatura do contrato. Vale lembrar também que 20% da receita bruta gerada pela empresa fica no município, 15% de outorga mensal e 5% de ISS (Imposto Sobre Serviços). Além disso, temos 56 monitores contratados, mais funcionários administrativos como empregos diretos e mais de 200 empregos indiretos, tanto é que todas as aquisições são adquiridas de empresas poços-caldenses”, diz.

Em um balanço feito pela própria empresa diz-se que, no período de 15 de junho a 19 de setembro de 2016, já foram registradas 973.024 operações de estacionamento nas áreas 1 e 2 da Zona Azul.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!